O deputado Anísio Maia (PT) se pronunciou na tribuna da ALPB, nesta quarta-feira (11/09), acerca da proposta de que uma comissão de parlamentares vá a Brasília reivindicar do Ministério da Agricultura que não feche três postos da Conab na Paraíba, conforme anunciado:
“Não me chamem para ir a Brasília pedir esmolas. Hoje uma esmolinha do milho, amanhã uma sisternazinha, sempre empurrando com a barriga. Por quanto tempo vamos aguentar sendo humilhados com a história da seca?! Vamos pedir migalhas ao Governo Federal?! Vamos a Brasília para pedir para reabrir três armazéns da Conab?! Temos que criar uma campanha nacional pela aprovação da PEC que cria um fundo de investimento do Semiárido Nordestino. Cobrar o que mais foi feito, além da retomada das obras da transposição, em relação ao documento que apresentamos à presidente sobre a situação da Paraíba”.
Alguns dados apresentados pelo deputado para justificar sua posição: a transposição do Rio São Francisco só destinará 4% das águas para consumo humano na zona rural; já o Programa Água para Todos, anunciado agora pelo Governo Federal, vai beneficiar na Paraíba seis mil famílias com R$ 19,5 milhões para construção de cisternas, porém só o custo para a Cagepa fazer uma ligação de água no Município de Cacimba de Dentro é de R$ 500
Prefeito de Itabaiana e vereadores se reúne com Wilson Filho
O deputado federal Wilson Filho (PMDB) está recebendo uma série prefeitos e vereadores paraibanos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para reforçar o compromisso na luta pelo desenvolvimento dos municípios paraibanos. O ex-senador e presidente estadual PTB, Wilson Santiago, participou do encontro.
Nesta quarta-feira (11), o prefeito Antônio Carlos, de Itabaiana, e mais cinco vereadores estiveram no gabinete do deputado onde participaram de reuniões em busca de recursos federais visando melhoria da população.
“Uma honra ser parceiro da administração do prefeito Antônio Carlos. É importante essa união para que possamos alocar emendas em prol do desenvolvimento da terra de pessoas de garra. Vamos trabalhar para fazer Itabaiana crescer”, disse Wilson Filho.
Ramalho Júnior preside o TJPB
O desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, decano do Judiciário paraibano e diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), encontra-se no exercício da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, a partir desta quarta-feira (11) até a sexta-feira (13), em virtude de viagem da presidente Fátima Bezerra Cavalcanti e do vice-presidente Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, respectivamente, ao Rio Grande do Sul e a Brasília.
Ramalho Júnior conduz, nesta quarta-feira, a sessão do Pleno do TJPB. Para o magistrado, o exercício da presidência não representa um novo desafio, apesar de toda a responsabilidade que impôe o cargo, por já ter ocupado a função no biênio fevereiro de 2009 a janeiro de 2011. Atualmente, além da diretoria da Esma, integra a Câmara Criminal.
O que muitas vezes é tratado como lixo tem sido separado e reaproveitado nos canteiros das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Restos de construção, equipamentos sem uso, materiais recicláveis e até resíduos de difícil tratamento encontram destino apropriado ao longo das intervenções que vão levar água a 12 milhões de nordestinos.
Uma das áreas com o maior índice de reaproveitamento está instalada em São José de Piranhas, na Paraíba, cidade onde o Projeto constrói o maior túnel para transporte de água da América Latina. No local, uma trituradora transforma restos de obras em material para pavimentação de vias e revestimento de outras estruturas, como os canais. Há também uma central de triagem para depósito de materiais recicláveis e acondicionamento de resíduos como pilhas, lâmpadas e demais produtos que não podem ser reciclados.