Deputado volta a inspecionar escola estadual denunciada por alunos e verifica poucas mudanças

foto

O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), na última sexta-feira (13), realizou vistoria nas dependências da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, no bairro Ernani Sátiro, para conferir se as irregularidades denunciadas por alunos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), há cerca de 60 dias, já haviam sido corrigidas.

Na época, dentre os problemas apontados pelo alunado estavam: falta de professores, de energia, de limpeza e até de papel higiênico.

Ao retornar a Escola Oswaldo Pessoa, Toinho foi recebido pelo diretor Guilherme Marconi, que está à frente da administração escolar há pouco mais de três meses.

O diretor ainda informou que hoje existem funcionários designados apenas para limpeza dos ambientes e que o quadro de professores está completo. Ainda segundo o diretor, também houve poda de árvores, substituição de algumas cadeiras danificadas, estoque de material de limpeza posto em dia, mas, até por falta de zelo de alguns alunos, alguns banheiros ainda estavam sem funcionamento.

Ainda durante a vistoria, o deputado Toinho do Sopão, na condição de representante da ALPB para acompanhar o caso, solicitou do diretor a apresentação de ofícios e requerimentos enviados à Secretaria Estadual da Educação, porém, recebeu a negativa como resposta. Guilherme Marconi apenas informou de modo verbal, que os documentos foram enviados, mas, sequer apresentou cópias deles.

“As mudanças ocorreram, mas, ainda falta muito a se fazer. Logo na entrada da escola, vimos um amontoado de cadeiras jogadas que, além de causar má impressão, demonstra um grande desperdício, uma vez que algumas parecem estar em bom estado e poderiam ser aproveitadas. O mato que ainda continua tomando conta da escola também causou preocupação, o transformador, que é uma necessidade emergencial para aquela instituição não foi instalado, e a direção não possui o oficio encaminhado para Energisa, os alunos reclamam da constante queda de energia”, constatou o parlamentar.

Porém, o que mais chamou a atenção da vistoria representada pelo deputado Toinho do Sopão, foi a cisterna de água, que ainda permanecia na mesma situação, inclusive, um aluno que acompanhou a visita disse que pela cor da água, pensou que se tratava do esgoto. “A tampa da cisterna permite a entrada de insetos e saber que os alunos bebem água armazenada nela é absurdo!”, disse o deputado.

Uma sugestão apresentada pela vistoria foi a de que haja solicitação de um zelador para realizar a manutenção do local.

A aluna Patricia Serrão, que representou todos os alunos, confirmou que a situação da escola melhorou um pouco e que a salvação do alunado, foi a vistoria feita pelo deputado Toinho do Sopão no local. “Muita coisa mudou, mas muita coisa ainda precisa ser feita, o problema maior está em torno do transformador de energia, pois sem ele os novos equipamentos não podem ser instalados. A água daqui também é uma vergonha, parece esgoto, os professores trazem a sua água para consumir e os alunos tem que passar pelo transtorno de tomar uma água dessa”, declara a aluna.

O deputado Toinho do Sopão confirmou que irá acompanhar o caso até o fim e que não vai descansar enquanto o alunado não constatar a resolução de todos os problemas registrados na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa.