Toinho do Sopão exibe em plenário imagens do abandono na Escola Estadual Oswaldo Pessoa

foto

O deputado Toinho do Sopão (PEN) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (31), um vídeo que mostra a situação precária vivida pelos alunos da Escola Estadual Oswaldo Pessoa, localizada no Ernani Sátiro, que possui o único Curso Técnico de Análises Clínicas do estado.

Cumprindo o prometido aos alunos e professores da referida unidade escolar, o parlamentar pediu ajuda ao Governo do Estado para que sejam atendidas as necessidades básicas do alunado. “Tenho certeza que o Governo do Estado não sabe o que está acontecendo na única escola com Curso Técnico de Analises Clínicas da Paraíba, que tem uma estrutura fantástica mas sofre com a falta do básico como: merenda, limpeza, professores e papel higiênico. Até uma quadra de esportes está interditada por falta de limpeza e manutenção”, disse Toinho.
Depois da apresentação do vídeo, Toinho conversou com o líder do Governo, deputado Hervázio Bezerra (PSDB) que garantiu levar o apelo diretamente ao governador Ricardo Coutinho.

Resumo
Recentemente, alunos da Escola Estadual Oswaldo Pessoa foram até a Assembléia Legislativa e pediram ajuda aos deputados no sentido de resolver em definitivo os problemas da unidade escolar. A estudante do curso de Análises Clínicas, Patrícia Moreira, usou o plenário da Casa de Epitácio Pessoa, para cobrar a realização de medidas urgentes por parte da Secretaria de Educação do Estado. Patrícia informou que o laborátorio de testes está fechado por falta de limpeza e com produtos vencidos.

Após a denúncia da aluna, uma comissão parlamentar escolheu o deputado Toinho do Sopão para realizar a visita, que ocorreu recentemente e, na ocasião, foi constatado tudo que a estudante informou. Os alunos destacaram que a falta de auxiliares de limpeza faz com que o próprio alunado tenha que lavar os banheiros, além do mais, o capim toma conta de praticamente toda a àrea da unidade, falta merenda para quem estuda em tempo integral e, a água disponibilizada para professores e alunos vem de um reservatório que há diversos anos não passa por um processo de limpeza.

O deputado se reuniu com a nova direção da Escola Oswaldo Pessoa, que está à frente da gestão há dois meses, e o vice-diretor, Cid Davi, informou sobre diversos ofícios enviados a Secretaria de Educação do Estado, mas, que nenhum foi atendido. Segundo ele, outras grandes preocupações dos novos dirigentes da escola são a oscilação e a constante falta de energia elétrica no prédio. “O transformador espera há dois anos pela instalação e nada. Devido a isso, as aulas no periodo noturno ficam prejudicadas com a constante falta de energia”, comentou.