Polêmicas

Tarifa no Brasil está entre as mais caras

fotoA última semana foi marcada pelos protestos contra o aumento das passagens de ônibus pelo país; parece que a manifestação originada em São Paulo está escrevendo um capítulo da história.

Mas será que nossa passagem de ônibus é tão cara? Pesquisamos o preço das passagens de ônibus em dez cidades ao redor do mundo e os comparamos.

Muitas análises pesquisam o preço na moeda local e os transforma em dólar. Esses resultados chegam à mesma conclusão: o Brasil está longe de ser o local com passagens mais caras.

Mais realista é levar em conta o preço das passagens em minutos trabalhados, considerando, portanto, a renda média e as horas trabalhadas em cada cidade.

Ao classificar os preços pelos salários, São Paulo e Rio têm as passagens mais caras.

Papéis revelam os gastos de Dilma 

foto
Com 81 m², a suíte presidencial do hotel Beverly Hills em Durban (África do Sul) estava de portas abertas para a presidente Dilma Rousseff na reunião dos Brics em março.

De tamanho equivalente a duas residências do principal programa habitacional do governo, o Minha Casa, Minha Vida, a suíte foi considerada pequena demais pelos diplomatas do Itamaraty.

Diante das “reduzidas dimensões” da suíte com varanda “igualmente bastante acanhada”, que seria paga pelo governo sul-africano, a comitiva optou pelo Hilton.

Mesmo com ajuda financeira dos anfitriões que bancaram parte das diárias de 5 dos 74 quartos reservados, US$ 94,1 mil saíram dos cofres públicos para custear a hospedagem, segundo revelam documentos do Itamaraty que, por determinação do governo federal, passarão a ser mantidos sob sigilo até o fim do mandato de Dilma.

Ministro da Integração vem à Paraíba
foto
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assina segunda-feira, em João Pessoa, juntamente com o governador Ricardo Coutinho, a ordem de serviço no valor de R$ 104 milhões, para a construção da terceira etapa do canal Acauã-Araçagi. Antes da cerimônia, prevista para as 20h, os dois farão um sobrevoo para verificar o andamento das obras. O ministro vai autorizar recursos para outros projetos hídricos no Estado, como projeto de barragens complementares para o canal, o programa Água para Todos, destinado à construção de poços, e o projeto de construção do Sistema Adutor da Borborema, que já foi anunciado durante audiência esta semana em Brasília.