Arimatea Souza

Contas a pagar

Rondam os 320 mil reais as dívidas de curto prazo deixadas pela gestão Veneziano na Secretaria de Agricultura de Campina Grande.
A saber: pagamento dos servidores efetivos de dezembro e 13º salário; dívidas com fornecedores (R$ 190 mil).

Da boca de…
“… Tenho ficado perplexo com as justificativas dadas pelo os ex-gestores de Campina Grande. Se não fosse trágico, seria cômico!…” (empresário Artur Almeida, presidente da Federação das CDLs).

Vai às urnas
José Maranhão (PMDB) não oferece nenhuma pista acerca do cargo, mas tem dito – renovadamente – a vários interlocutores que disputará um mandato eletivo em 2014.

Brecha na agenda
O ministro das Cidades, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), reservou um tempo em sua agenda de hoje para recepcionar os prefeitos paraibanos que estão em Brasília participando do Encontro Nacional dos Prefeitos.

Confiante
“Não tenho dúvida de que o PEN estará em nosso palanque (em 2014).”
Ex-prefeito Veneziano.

Derrapou
Conforme a revista IstoÉ, foi um “fiasco” a passagem do deputado Wilson Filho (PMDB-PB) à frente da Comissão da Amazônia da Câmara Federal.
“Segundo os colegas, ele não entendia nada sobre os temas”, acrescentou a publicação.

SUS privado
O último balanço parcial de 2012, divulgado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, informa que 48 milhões 660 mil brasileiros têm plano de saúde.

Vento a favor
O deputado/secretário da PMCG Guilherme Almeida (PSC) comentou ontem que o “relacionamento administrativo” com o Governo Ricardo Coutinho “tende a melhorar”.

Sem entraves
De sua parte, ele frisou que “não há obstáculos para objetivos comuns da população”, ressalvando que no plano político o PSC “faz oposição construtiva a Ricardo Coutinho”.

Sair do foco
Almeida avisou que “vou me afastar um pouco das questões políticas estaduais” para dedicação às funções administrativas.

Aliado
Guilherme confirmou que o vereador Orlandino Farias (PSC) “está na base de apoio” do prefeito Romero Rodrigues (PSDB).

Sensatez
Quanto ao outro membro da bancada do PSC no Legislativo, vereador Lafite, o deputado comentou que ele “vai usar a lei do bom senso e ser sensato”.
Presença
Guilherme Almeida informou que vai acompanhar os seis prefeitos que formam a sua base política no encontro do Fórum Social, a ser realizado dia 6 próximo pelo governo estadual.

A saber
José Tadeu Sales (PSC), de Lagoa Seca; Joanna Darc Queiroga Mendonça Coutinho (PSC), de Massaranduba; Ronaldo Ramos de Queiroz (PSC), de Gurjão; Eduardo Guimarães Martins Dantas (PMDB), de Cubati; e Luiz Aires Cavalcante (PSB), de Cabaceiras.

Aperto
Em entrevista ao jornal Valor Econômico (SP), Ricardo Coutinho afirmou que os Estados precisam de atenção especial e urgente do governo central.
“A corda apertou muito com o FPE (Fundo de Participação dos Estados)”, acentuou RC.

Não vingou
RC se referiu às desonerações feitas pelo governo federal para tentar manter o ritmo do crescimento e que não deram o resultado esperado.
O governador estimou que o Estado perdeu cerca de R$ 260 milhões.

Cerco
Por falar em Ricardo, na noite de segunda-feira ele concedeu audiência ao ex-prefeito de Belém, Tarcísio Marcelo, e a vereadores do município.
Tarcisio vem a ser irmão do deputado-presidente Ricardo Marcelo.

Cata-voto
Na mesma noite, o prefeito de Sobrado, George Coelho (PSDB), anunciou que dará apoio à reeleição de RC.

Paradeiro
O que fazem as direções estaduais do PCO, PCdoB, PMN, PSTU, PSDC e PSOL?
Todas não apresentaram as prestações de contas de 2011 ao TRE, o que provocou a suspensão dos repasses do Fundo Partidário.

Padronização
O presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), anunciou a criação de uma comissão para elaborar proposta de unificação das leis de concessão de alvarás e prevenção de incêndios no país.

Pra já
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, enviou ontem ofício aos presidentes dos tribunais brasileiros cobrando a aplicação da ´ficha limpa´ no Judiciário.
Apelo renovado

APARTE volta a tratar sobre o Hospital Pedro I, um dos mais tradicionais de Campina Grande, que enfrenta uma crise financeira sem perspectiva de solução pelas vias convencionais.
É preciso mobilização da sociedade para se encontrar uma solução, antes que o ´Pedro I´ tombe definitivamente por força das dívidas que se acumulam.
O estabelecimento é de propriedade da Loja Maçônica Regeneração Campinense, cuja direção precisa vir a público detalhar essa situação financeira, até como forma de a cidade saber como pode ajudar.


Quantos novos prefeitos o ´mago´ já pescou?…