Situação dos presídios

Aline Lins

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, considerou desesperadora a situação carcerária no Estado do Rio Grande do Norte. Lá, ele viu presos algemados a uma barra de ferro em uma parede do cárcere. “Isto é muito grave”, salientou Barbosa. Se o ministro vier à Paraíba, vai ver que a situação é mais ou menos parecida. Se não for pior. Já houve até pedido de interdição de presídios, como é o caso da Penitenciária do Roger.

Audiências na CMJP

Três audiências públicas estão previstas na programação da Câmara Municipal de João Pessoa para a próxima semana. Entre as discussões estarão o piso salarial e as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde da Capital, o disciplinamento do trânsito na orla de João Pessoa e as dificuldades enfrentadas pelos professores da rede municipal.

Saúde na UTI

“A saúde do sertão da Paraíba está literalmente na UTI”. A declaração foi feita na tribuna da Câmara Federal pelo deputado Hugo Motta (PMDB), que denunciou a situação do hospital regional de Patos. Ele fez um apelo ao governador Ricardo Coutinho para que tome uma providência urgente, “pois vidas estão sendo tiradas, pessoas estão deixando de receber atendimento”.

Operação Astringere

Os juízes Gustavo Procópio e Flávia da Costa foram designados para responder pelo 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A medida acontece um dia após a deflagração da Operação Astringere, que resultou na prisão preventiva do juiz José Edvaldo, acusado de comandar uma organização criminosa naquele Juizado.

Perto do povo

O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu levar a ouvidoria para junto do povo. A iniciativa será possível através do programa “A Ouvidoria em sua Comarca”, que será lançado pelo ouvidor de Justiça, desembargador Fred Coutinho. O programa vai a cada mês visitar uma comarca do Estado.

Eleições em Pombal

Espalharam a notícia de que Pombal terá novas eleições, em virtude de um acórdão publicado ontem no Diário da Justiça. Por enquanto não tem nada decidido, até porque a prefeita Pollyana, considerada inelegível pelo TSE, permanece no cargo por força de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

Queixas do PP

A coluna Painel da Folha divulgou a notícia de que, em conversa com Dilma, o novo presidente do PP, Ciro Nogueira, reclamou que a sigla perdeu postos na Petrobras e que o Ministério das Cidades é comandado de fato pela secretária de Habitação, Inês Magalhães, ligada ao PT.