POSICIONAMENTO

Sindicado dos Jornalistas emite nota de repúdio à censura da Correio

Capturar

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba emitiu uma Nota de Repúdio à cesura sofrida pelo jornalista Lúcio Vilar no jornal Correio da Paraíba. Confira:

NOTA DE REPÚDIO

Desde o início deste ano, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba lançou a palavra de ordem “JORNALISTAS PELA DEMOCRACIA, INCLUSIVE NAS COMUNICAÇÕES”. A cada dia que se passa, este chamado se torna mais necessário.
Vivenciamos recentemente o fechamento do Jornal da Paraíba, desempregando mais de cem trabalhadores, entre eles, cerca de 30 jornalistas, e restringindo ainda mais a pluralidade de informações e visões na mídia paraibana.
Também merece registro que, em meio a tantos atos arbitrários por parte do Congresso Nacional, que embarcou numa cruzada golpista contra a presidenta Dilma Rousseff, tem sido tendenciosa a cobertura da maior parcela dos veículos de comunicação locais, reproduzindo a linha editorial de suas matrizes e do conjunto das grandes empresas do setor.
Tal ambiente permite, por exemplo, que mais um ato de censura seja praticado a um colega. O jornalista, professor da UFPB e colunista do jornal Correio da Paraíba, Lúcio Vilar, teve uma crônica sumariamente cortada da edição do dia 19 de abril, do referido diário, quando a página já estava diagramada.
O motivo: Lúcio criticava a postura da imprensa nacional a respeito da crise política, comparando-a com a cobertura mais isenta e realista feita pela imprensa internacional.
Sabemos a quais interesses políticos o Sistema Correio está ligado e a quem serve este tipo. Repudiamos tais atos e nos solidarizamos com o professor Lúcio e com todos os colegas que são vítimas diariamente de uma censura velada nas redações.
Nosso compromisso é com a ética no Jornalismo e com os interesses da classe trabalhadora!

João Pessoa-PB, 22 de abril de 2016

DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DA PARAÍBA