¿
Rui Galdino Filho
Tenho escutado muito esta frase ultimamente: “ o povo quer que Cássio volte ”. Será ? Me perdoem os que não concordam comigo, porém, não acredito nessa história, isso é conversa de político matreiro, é semear uma inverdade e querer que a sua repetição se torne uma verdade, você não acha ?
Geralmente quando alguém se filia a um determinado partido político um ano antes das eleições, é por que está pensando em sair candidato a algum cargo, não é verdade ? Pois bem. O tempo passa e esse filiado começa a fazer alguns movimentos no sentido de ser candidato. Quando se aproxima a eleição, esse tal filiado, doidinho pela sua candidatura, começa a dizer que só será candidato se o povo quiser. Pura malandragem !
Desde quando o povo diz que quer que fulano ou sicrano seja candidato a isso ou aquilo ? Isso não existe, é conversa fiada, é artimanha de pré-candidatos, é querer dar uma de bonzinho, você não acha ? Gente ! menino de hoje não acredita mais em papa figo.
Para que alguém seja candidato é preciso só e somente só os seguintes requisitos: está filiado a um partido político, ser ficha limpa, querer ser candidato, ter seu nome homologado na convenção partidária e finalmente o registro de sua candidatura pela justiça eleitoral, ok !
E depois disso vem a campanha política propriamente dita. Onde os candidatos de todas as “tribos” irão tentar convencer o povo para captar seus votos. E aí vale tudo, promessas e mais promessas, soluções e mais soluções, visitas e mais visitas, sorrisos colgate de não fechar a boca, aperto de mãos de fazer calos, rezas, orações e despachos para todo tipo de entidades , e finalmente cabos eleitorais, delegados de partido e bocas de urna no dia da eleição. É O FIM !
A partir das 17h00 os combalidos candidatos começam a se recolherem para acompanhar os resultados das urnas. Papel e caneta nas mãos para anotarem os votos e depois os débitos. Que coisa ! Que maratona ! Quem vencer ainda sai para comemorar e quem perder só resta chorar. Na verdade, uma campanha política é uma verdadeira guerra ! E ainda vem dizer lá atrás, que só saiu candidato por que o povo quis !! É querer enganar a si próprio.
Então, se realmente o povo quisesse claramente candidato A ou B, por que esta luta toda durante uma campanha política. Isso não existe ! Na verdade termina a campanha, chega o dia da eleição e a grande maioria do povo não sabe ainda em quem votar. Apenas uma pequena minoria que tem algum interesse, que recebeu algum favor ou dinheiro, ou que esteja envolvida na campanha é quem sabe em quem vai votar. Essa é a nossa triste realidade, infelizmente.
Por isso não acredito que o povo queira antecipadamente candidato A ou B. O povo só diz o que quer e até o que não quer na hora de votar. E tem mais, acho que este ano a coisa vai ser bem pior, pois o povo não quer mais votar em ninguém. A número de abstenções e votos nulos poderão vencer as eleições este ano no Brasil. O povo está descrente, sofrido e não acreditam mais nos seus representantes.
E se o Brasil perder a copa do mundo ? Aí o bicho vai pegar mais ainda ! Os candidatos vão ter medo de mostrarem até suas caras. Quem viver, verá ! Na Paraíba teremos também uma eleição muito difícil e violenta, a força pública e forças federais vão ter muito trabalho, pois, aqui teremos uma eleiçãoplebiscitária onde os paraibanos vão decidir entre o PROGRESSO e o REGRESSO, e a batalha realmente vai ser grande.
Essa história de dizer que o povo quer Cássio de volta não existe. Alguns podem até querer, isso é normal, apesar de não ser natural. Os paraibanos sabem muito bem quem fez, não fez ou deixou de fazer pela Paraíba. O passado e o presente vão ser mostrados e lembrados, a perspectiva de futuro também vai ser mostrada, e aí o povo finalmente vai dizer QUEM REALMENTE QUER.
Rui Galdino Filho
Advogado e Comentarista.