Rubens Nóbrega
Receba meus cumprimentos pela vitória e a minha renovada esperança de que Vossa Excelência venha a ser o novo, o diferente ou aquele que, enfim, vai confirmar no exercício do cargo que era verdade o que dizia e prometia na campanha.
Minha expectativa é na verdade cobrança antecipada porque esgotei e estimo muita gente também já esgotou a capacidade de acreditar, votar, eleger e depois se decepcionar com quem escolheu para governar.
Dito isso, permita-me agora fazer alguns alertas e sugestões para que o senhor e as pessoas que mais diretamente vão ajudá-lo a administrar não esqueçam os compromissos assumidos nem façam o inverso do que prometeram.
Em primeiríssimo lugar, rogo ao senhor, ao seu vice e auxiliares mais próximos que não caiam em tentação. Depois da posse, por tudo quanto é sagrado não rasguem, não escondam nem manchem a ficha limpa com que se apresentaram aos eleitores.
Não dou conselho retórico ou metafórico. Pode apostar como muitos votaram no senhor confiando na sua probidade, na sua integridade e competência de fazer um governo realmente para todos e não para uns poucos que dele se locupletem.
Digo mais. Para provar que é mesmo diferente, Senhor Prefeito, não seja condescendente, transigente, leniente e jamais conivente com qualquer esquema ou negócio que signifique tirar proveito do público em benefício privado.
Para tanto, assim que inaugurar a sua gestão adote medidas e postura enérgicas para mostrar a si mesmo, à sua equipe e ao contribuinte, sobretudo, que corrupção graúda ou miúda não terá vez no seu governo.
Chamo a atenção nesse particular porque tenho a mais absoluta certeza de que o paraibano em geral e o pessoense em particular é um povo cada vez mais informado sobre o que se passa da porta de casa pra fora.
Até por que – o senhor bem sabe disso – o acesso à informação sobre a coisa pública, antes de um dever do gestor, é hoje um bem disponível em larga escala.
Graças às novas tecnologias da comunicação e da informação, crescentemente diversificadas, um número cada vez maior de cidadãos se liga tanto nas notícias das celebridades quanto no que se passa com as receitas e gastos públicos.
Outra coisa, Prefeito, através do celular mais peba ou tablete mais sofisticado a qualquer um é possível não apenas saber, mas também vigiar – em tempo real – o que andam fazendo com o dinheiro do povo.
Não esqueça ainda que o senhor vai ter oposição, adversários e inimigos, a maioria distribuída nos partidos que perderam a eleição, nos segmentos e entidades que esses partidos aparelham, na mídia e, principalmente, em outras esferas de poder.
De outro lado, sabemos que quase no mesmo passo ou ritmo do combate à corrupção os corruptos também avançam nas manhas e métodos, mas isso deve ser mais estímulo para o senhor mesmo comandar o exército de defensores do bem comum.
Não tem mistério fazer o certo e o que a maioria espera, Senhor Prefeito. Não tem erro. É só obedecer e fazer com que secretários e servidores municipais em geral obedeçam estritamente, fielmente, aos sagrados princípios da administração pública.
Refiro-me aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e da publicidade que estão inscritos na Constituição. E a esse propósito, deixe-me lembrar só mais um detalhe, com o perdão antecipado pela chatice ou pretensão.
Seguinte: a publicidade de que fala a Carta, o senhor está ciente disso, não é propaganda, não é aquela publicidade malandra, disfarçada de ‘institucional’, que torra e come rios de dinheiro para promover governantes e governos.
Publicidade é transparência, dever de publicizar todos os atos da administração, de fazer campanhas para informar, orientar e esclarecer a população. A publicidade é pilar da boa governança por imposição constitucional, dever legal e obrigação moral.
Mas outros princípios também podem e devem ser levados em conta, caro Eleito. Cito os princípios da finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade e economicidade, todos convergindo para o maior de todos que é o interesse público.
Isso, Prefeito, é o mais importante e mais urgente. O mais é consequência ou rotina. Pagar em dia a servidores e fornecedores, manter a cidade limpa e transitável, melhorar a escola e a saúde, fazer projetos, obras etc. é fácil.
Temos bons quadros para tanto, um pessoal de primeira, qualificado tanto profissional quanto academicamente, além de criativo e disposto a dar o seu melhor pelo melhor governo que poderemos ter.
Espero que Deus lhe dê discernimento, sensibilidade e determinação para recrutar os melhores. De qualquer modo, ao formar sua equipe leve à mesa das negociações com seus coligados reserva técnica de qualidade a salvo do fisiologismo.
Não negue, mas também não dê tudo o que lhe pedirem os aliados, antigos ou de última hora. Não se permita contaminar pela lábia dos oportunistas de sempre, desses que lambem até o burro se o animal vier puxando carroça carregada de açúcar.
Pra encerrar, desejo-lhe saúde, paz, serenidade e estômago forte para aguentar certas conversas e propostas que lamentavelmente, inevitavelmente, no correr do mandato o senhor ouvirá de alguém de fora ou mesmo de gente do seu entorno.
Seja feliz na sua vida e no seu governo, Prefeito, porque do seu sucesso e acerto dependem a felicidade, o progresso e o bem-estar desse povo que há muito espera ver alguém realmente bacana, correto e sério governando a nossa cidade.
Encerro agradecendo a atenção, possível leitura e sem pretensão alguma me coloco à disposição, com respeito e otimismo.