Polêmicas

Senador Vital participa de audiência pública sobre Transposição do São Francisco

Vital em Monteiro

Presidente Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) juntamente com o relator Humberto Costa (PT) e demais membros da CTERIOSFR participam nesta sexta-feira (29), às 14 horas, de audiência pública em Pernambuco para tratar do andamento das obras.

 

O evento acontece na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e contará com a presença de mais de 120 prefeitos, lideranças sociais e dos demais membros da comissão Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Paulo Davim (PV-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Lídice da Mata (PSB-BA).

 

Antes da audiência pública, os senadores fazem visita técnica ao canteiro de obras da transposição no município de Custódia (77 km de Serra Talhada), onde está sendo construído o reservatório Barro Branco, que receberá água do São Francisco. Às 13 horas, os parlamentares realizam coletiva à imprensa no hall da Câmara de Vereadores de Serra Talhada.

 

Segundo Vital, o objetivo da audiência é dar continuidade ao trabalho de fiscalização das obras de transposição, conferir os compromissos assumidos pelo ministério da Integração Nacional e discutir com a sociedade as repercussões econômicas e sociais da obra. Quando tiver pronta quando a obra vai beneficiar 12 milhões de nordestinos distribuídos em quase 400 municípios.

 

O presidente da CTERIOSFR, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), mencionou o “entusiasmo” dos participantes da audiência do colegiado recentemente em Monteiro (PB) ao argumentar que os encontros devem ser mais próximos das cidades que participam do processo da obra.

 

Humberto Costa lembrou que a comissão tinha constatado na Paraíba que ainda havia lotes sem obras em andamento como era o caso de Monteiro, mas salientou a promessa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para com os senadores foi cumprida com a assinatura da ordem de serviços há poucos dias no Cariri paraibano.