O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que recentemente assegurou junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha a ampliação dos serviços de radioterapia na Paraíba, via a aquisição de equipamento que será instalado no Hospital Fundação Assistência da Paraíba (FAP), em Campina Grande, para ampliação do serviço já existente. Conseguiu a garantia por parte do ministro de que com o novo aparelho, o número de sessões de radioterapia suba de 160 mil ao ano para 203 mil/ano.
Vital se reuniu anteontem (06) às 18h30, com o ministro da saúde, onde tratou do andamento desta questão como de várias ações de saúde para o estado da Paraíba. Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer. A vencedora do pregão foi a empresa norte-americana Varian Medical Systems, que atua em radioterapia há 65 anos, sendo fabricante mundial de dispositivos médicos, e de software de tratamento de câncer. A Varian terá 90 dias para apresentar o primeiro lote
ASSISTÊNCIA –Atualmente, o SUS conta com 248 equipamentos de radioterapia distribuídos em 155 serviços, que são responsáveis por 9,6 milhões de sessões de radioterapia por ano.
O senador também apresentou ao ministro diversos pleitos dos prefeitos que recentemente estiveram com ele apresentando suas reinvindicações.
Em 2011, Vital do Rêgo empenhou recurso da ordem de R$200 mil, oriundo de emenda parlamentar individual, destinado à aquisição de aparelho de ressonância magnética nuclear para o hospital Napoleão Laureano. É importante que a instituição promova a manutenção de um serviço de qualidade aos cidadãos de João Pessoa, no estado da Paraíba, avaliou, então, o parlamentar.