Senador debate com OAB projeto sobre mandato em entidades desportivas

foto1

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, recebeu nesta quinta-feira (13) do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) o pedido de apoio ao Projeto de Lei do Senado 253 de 2012, que limita os mandatos dos dirigentes de federações e confederações de esportes, em todas as modalidades. De acordo com a proposta, de autoria do senador, os detentores desses cargos terão mandato de no máximo quatro anos e poderão se reeleger apenas uma vez, completando, no total, oito anos em dois mandatos.

“Se há regras na OAB, na presidência da República, nos governos estaduais etc., de alternância e de limite de mandatos, nada é mais correto do que trazer essa mesma regra para as entidades esportivas”, argumentou Cássio Cunha Lima, citando exemplos de confederações em que os presidentes estão à frente da entidade há cerca de 30 anos.

Na reunião, o senador e o presidente da OAB trataram também de políticas de incentivo ao esporte no País. “Não existe apoio para o esporte básico, aquele que se pratica no ginásio da escola pública e que integra os adolescentes. Quantos gênios nós perdemos por falta de apoio ao esporte de base?”, disse Cássio Cunha Lima, ao que foi apoiado por Marcus Vinicius.

Força tarefa para dá assistência às vítimas das chuvas
foto1
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) criou uma força tarefa para amenizar os efeitos da chuva nos diversos pontos atingidos na cidade. O trabalho preventivo e emergencial envolveu a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), de Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além da Autarquia especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Nas duas áreas mais críticas da Capital, as Comunidades do Timbó (Bancários) e Saturnino de Brito (Jaguaribe) foram as que concentraram o maior número de famílias atendidas. De um total das 57 famílias identificadas na Saturnino de Brito, residindo em habitações com estrutura precária, 40 delas tiveram o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e receberam o auxílio-aluguel, conforme previsto em lei. No Timbó foram 40 famílias removidas.

Para auxiliar nas medidas de relocação dos desabrigados, a Defesa Civil conta com a ajuda da Sedes, responsável direta pela condução das famílias aos locais onde ficarão provisoriamente. “Estamos disponibilizando abrigos, alojamentos e tomando todas as medidas cabíveis. Os abrigos estão localizados aqui mesmo, em escolas e Centros dos Bancários e todas as famílias relocadas terão o acompanhamento da Sedes e da Secretaria de Saúde”, explicou Noé.

Curso de formação já inscreveu 60% dos convocados da Guarda Municipal
foto1
No primeiro dia de inscrições do Curso de Formação para os aprovados no concurso público da Guarda Municipal, 60% dos aprovados se inscreveram. As inscrições acontecem até as 17h desta sexta-feira (14) nas dependências da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). São 125 convocados através do edital n° 001/2013.
De acordo com o diretor de Formação em Segurança da Semusb, Manoel Pereira Neto, o candidato que não comparecer para se inscrever no curso será considerado desistente. “Essa era uma das regras prevista em edital”, comentou.
Manoel Neto lembrou que cada um dos aprovados para o curso de formação vai receber uma bolsa no valor de R$ 700. “Depois do curso, que terá duração de 75 dias letivos, os inscritos receberão a bolsa. Quando o curso acabar, eles esperarão a convocação para tomar posse”, disse.