Cícero critica plebiscito sobre reforma política

foto

O senador Cícero Lucena (PSDB) criticou a proposta da presidente Dilma Rousseff de realizar um plebiscito para decidir sobre mudanças no sistema político e eleitoral do país. Para o tucano, a intenção do governo federal é desviar a atenção da população que foi às ruas fazer uma série de reivindicações.

“O governo está querendo desviar as questões dos problemas do Brasil. A população não foi às ruas pedir reforma política, mas cobrar decência na política, recursos e ação para educação, saúde com melhor qualidade, segurança, transporte. E nós, nordestinos, incluímos nesta lista a transposição do rio São Francisco”, afirmou Cícero. As declarações foram dadas no último domingo, após o tucano participar da missa de um ano do falecimento do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, em Campina.

Na avaliação do parlamentar, a população não deveria ser instada a decidir sobre um tema complexo como a reforma política. “O povo não está querendo discutir voto distrital ou proporcional, se deve haver coligação ou não de partidos, pois já existem mais de 100 projetos tramitando no Congresso sobre estes temas. Se o governo quisesse, bastava liberar a sua bancada, que é majoritária, e votar as mudanças”, enfatizou.

Cícero acrescentou que não se faz plebiscito para jogar nos ombros das pessoas o peso de decisões sobre o funcionamento de coisas complexas. Para ele, as pessoas não devem ser obrigadas a decidir exatamente como as instituições devem funcionar. “Elas querem simplesmente que as instituições funcionem bem, que os funcionários públicos sejam imparciais e eficientes e que os políticos as representem”, disse.

Do Blog com JP OnLine