Sem acordo para votar orçamento

Aline Lins

O governo federal está trabalhando junto aos parlamentares aliados para adiar a votação do Orçamento de 2013 no Congresso Nacional até que o Supremo Tribunal Federal (STF) coloque em julgamento uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux que obriga a Casa a analisar em ordem cronológica mais de 3 mil vetos presidenciais. A votação do orçamento está marcada para a próxima semana e sua aprovação, sem que haja a definição do STF, pode gerar uma enxurrada de processos judiciais em todo o país questionando a execução orçamentária. É também o temor do Executivo. No campo da oposição, a disposição é de aprovar o orçamento na próxima semana. O deputado federal Efraim Filho (DEM) disse que o governo não está conseguindo fechar acordo na sua própria base, pela insatisfação das bancadas nos Estados.

Mudanças de lado

Para quem se surpreendeu quando o advogado Marcelo Weick, ex-auxiliar de José Maranhão (PMDB), ingressou na campanha de Estela Bezerra (PSB), choque foi o advogado Luciano Pires, ex-sócio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em escritório de advocacia em JP, ter sido nomeado assessor no gabinete do senador Vitalzinho (PMDB).

Recursos garantidos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), está novamente com viagem marcada a Brasília para encontrar a presidente Dilma Rousseff, na próxima terça-feira. Desta vez, é bom que a assessoria do gestor prepare os projetos para o prefeito voltar com recursos.

Sumida

Ninguém dá notícias da ex-vereadora Sandra Marrocos, que era cotada para ser a próxima titular da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, no lugar de Iraê Lucena, que assumiu na ALPB. Até o momento, quem está respondendo pela pasta é a secretária executiva Gilberta Santos Soares.

Troca

Na Corregedoria de Polícia Civil, a novidade é substituição do corregedor Manoel Neto Magalhães pela delegada Maria das Graças Alves de Morais, que respondia pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária.

Grande encontro

O prefeito Luciano Cartaxo (PT) confirmou presença no encontro que o governador Ricardo Coutinho (PSB) fará com os prefeitos na próxima segunda-feira (18). A reunião com os novos gestores será no auditório do Hotel Tambaú, em JP, a partir das 9h, com término previsto para as 18h, com a fala do governador.

Inspeções do CNJ

A Corregedoria-Geral da Justiça começou as inspeções na Paraíba pela unidade judiciária de Barra de Santa Rosa. O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos é quem esteve acompanhando os juízes corregedores.