Embora não pareça, a eleição para a Presidência da República é mais disputada do que mostram os debates na TV. São, ao todo, 11 candidatos, que pleiteiam o cargo máximo no Brasil nas Eleições 2014 e percorrem os estados em busca de conquistar os votos dos eleitores. Mas a Paraíba não esteve na agenda de cinco deles, que ‘ignoraram’ o Estado e não pisaram nestas terras para nenhum ato de campanha: Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (Psol) e Rui Costa Pimenta (PCO).
Na reta final (a campanha só pode ser realizada até esta quinta-feira) nenhum dos candidatos tem programada nenhuma visita à Paraíba, o que só poderá ocorrer novamente em ocorrência de segundo turno. Assim, salvo os programas eleitorais da propaganda obrigatória em rádio e TV e as inserções diárias na programação, os paraibanos tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de contato direto com os candidatos à presidência.
A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) teve sua presença confirmada por membros do Partido dos Trabalhadores e aliados do PMDB ao longo dos meses de pré-campanha. Apesar disso, o eleitor teve que se contentar em ver a candidata pedindo votos para o candidato Vital do Rêgo (PMDB) através do guia eleitoral, já que como candidata, ela não esteve nenhuma vez na Paraíba. A última visita dela à Paraíba ocorreu em maio, quando veio participar da entrega de certificados do Pronatec a estudantes de João Pessoa.
Além dela, os outros candidatos de pequenos partidos também optaram por focar suas estratégias de campanha em outros estados com maior densidade eleitoral e deixaram a Paraíba em segundo plano.
O candidato Aécio Neves (PSDB) veio pela primeira vez ainda como pré-candidato, para participar do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Oficialmente como candidato, ele visitou a Paraíba no dia 21 de agosto, quando esteve em Pombal e Patos, participando de comícios ao lado do candidato ao Governo do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Na ocasião, o tucano destacou suas propostas para reaquecer a indústria paraibana, realizar a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e Cajazeiras e falou sobre a importância da conclusão das obras de Transposição do Rio São Francisco.
Marina Silva (PSB) esteve na Paraíba duas vezes durante a campanha, mas em apenas uma delas, ela já era a candidata oficial do partido. Na primeira vez, no dia 9 de agosto, Marina, ainda na condição de candidata a vice-presidente, acompanhava o candidato Eduardo Campos. Com a morte do pernambucano, quatro dias após a visita à Paraíba, Marina foi alçada à condição de candidata e visitou novamente a Paraíba.
No dia 13 de setembro, ela esteve em Campina Grande, onde participou de comício no Parque do Povo ao lado do candidato à reeleição, Ricardo Coutinho, e também em João Pessoa.
Eduardo Jorge (PV) visitou João Pessoa no dia 9 deste mês para participar do debate sobre ‘Tolerância religiosa, direitos individuais e sustentabilidade’. Antes disso, ele visitou o Memorial João Pedro Teixeira, em Sapé. O Pastor Everaldo (PSC) esteve na Paraíba em duas ocasiões como presidenciável. Na primeira delas, em 6 de agosto, ele recebeu o título de Cidadão Pessoense pelos serviços prestados à comunidade evangélica e pela condução da palavra de Deus em defesa da vida e da família. A segunda visita aconteceu em 6 de setembro, quando cumpriu agenda política nos municípios de Areia, Campina Grande e João Pessoa.
Eymael também veio à João Pessoa para receber o Título de Cidadão Pessoense, na Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 20 de agosto. Outro que esteve aqui foi Mauro Iasi (PCB). Ele veio a João Pessoa no dia 12 de agosto para cumprir agenda de campanha e para participar de debates na UFPB.
Correio da Paraíba