O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió-AL, Ricardo Santa Ritta, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (18) pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB). A demissão aconteceu após a repercussão negativa de uma postagem que Santa Ritta fez, na qual disse não saber que usar suástica (símbolo do nazismo) era algo proibido no Brasil. O tema voltou à tona após um jovem aparecer utilizando o símbolo em Caruaru, também nesta quinta-feira (17).
“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, escreveu o secretário.
A postagem teve grande repercussão negativa nas redes sociais. Internautas passaram a cobrar a imediata demissão do secretário ao prefeito. Integrantes do PDT, partido que Santa Ritta é filiado, também cobraram um posicionamento.
Momentos depois da postagem, após a repercussão, o secretário fez outras duas postagens tentando se justificar, alegando que se tratava de “opinião pessoal” e que apenas “não sabia que era crime”. Ele também pediu desculpas pelo ato. Posteriormente, ele suspendeu sua conta no Twitter, onde havia feito a publicação.
Veja a postagem:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba