O secretário de Transparência Pública de João Pessoa, Éder Dantas, concedeu entrevista ao programa ‘A Hora do Rush’, da Rádio Sanhauá, e falou sobre a Semana de Combate à Corrupção realizada pela Prefeitura de João Pessoa, que teve início com um passeio ciclístico no último domingo. A programação conta ainda com apresentação de relatórios e ontem houve o lançamento do novo portal de transparência da PMJP.
Ele disse que hoje foi realizada uma capacitação para os servidores da Prefeitura saberem mais sobre a importância e o funcionamento do portal de transparência e a divulgação das atividades públicas. Amanhã, para finalizar a programação, haverá uma discussão acerca da Lei Municipal de Acesso à Informação.
Ele disse que há uma discussão no Congresso Nacional acerca da realização de licitações, o Secretário falou ainda do caso de gestores que não realizam licitações e se acostam às licitações emergenciais, que acabam substituindo a seleção mais detalhada. “A ideia de usar o pregão eletrônico está ganhando força”, destacou.
Éder Dantas disse que o ataque de vírus no sistema de emissão de notas fiscais alterou todo o sistema do portal de transparência e Ouvidoria, ele disse que a PMJP tem que profissionalizar o sistema de segurança das informações e houve um desgaste muito grande e muita reclamação. O Secretário destacou que foram quase dois meses para resolver o problema, com o apoio de um programa federal e apoio de especialistas da Universidade Federal da Paraíba.
“Temos que trabalhar mais o sistema de segurança da Prefeitura de João Pessoa. Há uma precarização da estrutura da gestão municipal e isso vem da gestão anterior”, enfatizou o Secretário. Ele disse que trará mais tecnologia para a gestão municipal para que seja desenvolvido um sistema próprio para garantir que não haja mais ataques.
O Secretário disse que seria fácil culpar a empresa, mas cabe à gestão solucionar e é isso que está sendo feito. Ele destacou uma mudança da lei de Acesso Municipal, “se uma pessoa pede determinada informação, receberá, mas se dez pessoas pedem a mesma informação, esta se tornará pública através do Portal de Transparência”, relatou.
Ele finalizou destacando que foi desenvolvido um aplicativo para celular, através de software livre, que facilita o acesso às informações pelos pessoenses.