Nonato Guedes
O ex-senador Wilson Santiago, que deixou os quadros do PMDB alegando desprestígio e foi entronizado com honras e tapete vermelho no PTB, sendo alçado à presidência do diretório regional na Paraíba, encontra dificuldades para se impor no comando da agremiação. Embora ele se defenda alegando que está no estágio probatório, de conhecimento da realidade da agremiação, para melhor estruturá-la com vistas às eleições de 2014, persistem bolsões de insatisfação com a forma com que ele vem conduzindo as decisões internas. O deputado estadual Carlos Dunga voltou a reiterar o ponto de vista de que Santiago “não disse a que veio” dentro da agremiação e nem procura aprofundar relações com filiados mais antigos, aqueles que historicamente empalmaram a bandeira da agremiação até agora. Dunga presidiu o partido antes de passar o bastão para o suplente de deputado federal Armando Abílio, que transferiu a tocha para Santiago, mediante um acordo cujas condições ainda não foram cumpridas integralmente, segundo queixas de bastidores.
Na tentativa de apaziguar os ânimos, Wilson Santiago promoveu no começo desta semana uma reunião da Executiva estadual a pretexto de discutir e deliberar sobre os preparativos para as eleições de 2014. Ficou definida, por exemplo, a realização de encontros regionais a partir de junho no Estado, bem como a deflagração de uma campanha de filiações de lideranças, deputados estaduais e federais, com inscrição de pré-candidatos, abrindo-se na seqüência o processo de conversação com outros partidos em busca de composição para o pleito do próximo ano e o fortalecimento dos setores jovem e feminino da agremiação. Os encontros regionais terão início na região do Vale do Piancó, a partir da cidade de Itaporanga, abrangendo cerca de 20 municípios, vindo, em seguida, a reunião em Monteiro, no Cariri, abrigando 18 municípios e, finalmente, em Cajazeiras, com a participação de representantes de 20 municípios. Pelos cálculos de Wilson Santiago, até o momento já teriam demonstrado interesse em concorrer à Assembléia Legislativa quinze pré-candidatos, e mais oito para a Câmara Federal. Esse número tende a aumentar, à proporção que forem surgindo filiações de outras lideranças.
Wilson Santiago, que recebeu carta-branca do presidente nacional em exercício da legenda, Benito Gama, para rearticular o partido no Estado, frustrou alguns integrantes da legenda ao dizer que, em princípio, o PTB terá uma posição de independência, não sendo contra nem a favor do governo da Paraíba, Esta foi a posição inicial adotada pelo PEN, Partido Ecológico Nacional, presidido pelo deputado Ricardo Marcelo, que é dirigente da Assembléia Legislativa, e que ainda hoje tem originado controvérsias internas e desunião na linha seguida em plenário por ocasião da votação de matérias oriundas do Poder Executivo. O argumento de Santiago, para fazer valer o mesmo procedimento nas hostes petebistas, foi o de que na legenda tanto há partidários do governador Ricardo Coutinho (PSB) como adversários da administração estadual. Ele disse que busca respeitar essas posições mas que vai procurar conciliá-las no momento oportuno para unificar a linguagem que a agremiação pretende assumir com vistas à disputa do próximo ano.
De concreto, o ex-senador prometeu se empenhar para que o Partido Trabalhista esteja representado em chapa majoritária nas futuras eleições, não descartando conversações com o Partido dos Trabalhadores ou com o Partido Progressista, liderado pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Assegurou, ainda, que pretende tornar periódicas as reuniões da Executiva para uma avaliação de problemas específicos e conseqüente solução desses problemas. “Temos condições de figurar em 2014 com bastante representatividade”, acredita o ex-peemedebista, que, no entanto, não revelou em que pé estão as tratativas para que Wilson Filho, deputado federal ainda filiado ao PMDB, se licencie do mandato e permita a ascensão, por alguns meses, do suplente Armando Abílio. Essa foi uma das condições negociadas para que Santiago assumisse a presidência do diretório regional e que vem sendo cozinhada em banho-Maria por sua parte, provocando olhares enviesados do ex-deputado Armando Abílio.