Santiago reúne aliados para compor chapa

O ex-senador Wilson Santiago aproveita este final de semana para definir com seus aliados políticos a escolha de nomes do seu grupo que vão integrar a chapa única ao diretório regional do PMDB na eleição prevista para dezembro. Em tese, o ex-governador José Maranhão tem preferência para encabeçar a chapa, que será democratizada com a participação de prefeitos, deputados federais, estaduais, senador e outras lideranças. Mas Santiago, embora defenda a unidade com participação, afirma que não há definição concreta a esse respeito.

 

Lembra que o que ficou definido, nas conversas com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, foi a adoção de critérios de representatividade ampliada nas hostes peemedebistas paraibanas, além do compromisso de apoio à pré-candidatura do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, ao governo do Estado. “Vamos esgotar a instância do diálogo, tal como ficou deliberado nas conversações que mantivemos”, assinalou o ex-parlamentar.

 

Wilson Santiago avalia como uma conquista a prevalência da participação igualitária de líderes peemedebistas na direção do partido na Paraíba, ressaltando tratar-se de uma reivindicação antiga das bases e de figuras emergentes no cenário político. Enquanto isso, o deputado estadual Gervásio Filho continua esposando a tese de um ano de mandato para a nova direção, com vistas a possibilitar alternância ou rodízio no comando da legenda. O ex-governador José Maranhão tem manifestado posição favorável ao mandato de dois anos, prazo que considera ideal para a adoção de estratégias de fortalecimento e preparação do PMDB para a disputa eleitoral em 2014.

Interlocutores da direção nacional peemedebista aguardam, confiantes, um desfecho da convenção de dezembro, baseando-se no acordo celebrado em Brasília. O atual presidente do diretório regional, Antônio de Souza, observa que a agremiação mantém sua força consolidada em centros urbanos influentes e que a unidade é um trunfo indispensável para vitórias futuras, entre as quais a retomada do Palácio da Redenção.

 

Nas últimas horas os contatos têm se intensificado em várias frentes no PMDB paraibano, envolvendo, ainda, deputados federais como Manoel Júnior, Benjamin Maranhão, Wilson Filho, Hugo Motta e Nilda Gondim. Maranhão tem invocado como álibi para obter um crédito de confiança o seu histórico de fidelidade e dedicação à legenda, além dos serviços prestados ao Estado quando exerceu por três vezes a administração. Ele reitera que não será fator de desagregação das hostes peemedebistas e acredita na superação de divergências em prol de um consenso definitivo.

Do Blog com Nonato Guedes