Polêmicas

Ruy vai ceder espaço para propaganda de Aécio

foto

Nonato Guedes

O deputado federal Ruy Carneiro, presidente do diretório estadual do PSDB na Paraíba, confirmou ter feito uma proposta ao senador Aécio Neves (MG), novo presidente nacional, no sentido de disponibilizar todo o tempo de propaganda da legenda estadual no Guia Eleitoral este ano para que ele comece a veicular propostas voltadas para todo o país, dentro da estratégia de dar amplitude à pré-candidatura a presidente da República. Pelo depoimento de Ruy, o senador mineiro ficou bastante sensibilizado com a oferta e prometeu que encaixará propostas focadas no Nordeste, especialmente à convivência com a estiagem. A oferta de Ruy Carneiro está na iminência de provocar um efeito dominó, com seções tucanas em outros Estados tomando a mesma iniciativa este ano para dar visibilidade maior à candidatura de Aécio.

Na convenção realizada no último sábado em Brasília, na qual o deputado Sérgio Guerra (PE) passou a presidência do partido para Aécio Neves, o senador paraibano Cássio Cunha Lima, amigo pessoal de Neves, admitiu que ele ainda não é conhecido o bastante em áreas do Nordeste e precisa massificar seu nome para dar combate à presidente Dilma Rousseff, que vai tentar a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores. Cássio Cunha Lima foi premiado com uma das vice-presidências nacionais do PSDB e prometeu se empenhar a fundo para que a campanha de Aécio Neves tenha penetração forte no Nordeste, neutralizando uma virtual ascensão da presidente Dilma Rousseff. Nos próximos programas do PSDB estadual já deverão aparecer inserções de imagens apresentando Aécio como um candidato a presidente que tem condições de realizar muito mais pelo país, dentro da tática de fazer contraponto à ofensiva da presidente Dilma e aos reflexos, ainda, das administrações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado Ruy Carneiro continua insistindo no ponto de vista de que o senador Cássio seja candidato ao governo da Paraíba, o que significaria o fim da aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho. Ele se sentiu encorajado com a manifestação de Aécio de que gostaria de fazer dobradinha com Cássio na disputa de 2014. Aécio foi precavido, porém, ao deixar claro que a decisão a esse respeito caberia aos convencionais paraibanos e que não haveria nenhuma interferência ostensiva de sua parte nesse sentido. Dizendo que não faz restrições a uma composição em prol da reeleição do governador Ricardo Coutinho, o presidente estadual do PSDB apenas opina que a consolidação do projeto presidencial passa pela vitória de candidatos tucanos em Estados como a Paraíba. Lembra, em abono do seu ponto de vista, que nos últimos pleitos para o Planalto o PSDB não obteve grande êxito no Nordeste, o que impõe ao partido a necessidade de dar mais atenção à região. Uma complicação adicional para a penetração de Aécio, admite ele, seria a virtual candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, o que pulverizaria a ocupação de espaços no solo nordestino.

A princípio, Ruy Carneiro está pregando no deserto, porque o próprio senador Cássio Cunha Lima repete, à exaustão, que pretende apoiar a candidatura do governador Ricardo Coutinho desde que ele contemple o PSDB com vagas importantes na chapa majoritária (de vice-governador e senador). Mas o deputado federal tucano garante que seu ponto de vista não é isolado e diz que não descarta a hipótese de que Cássio, mais na frente, venha a se render aos apelos internos e consolidar-se como candidato próprio ao Palácio da Redenção. “Com certeza, este fato mudaria significativamente a correlação de forças na Paraíba”, resume Ruy Carneiro, confiante no sucesso da sua tese.