Ruy Carneiro cobra urgente regulamentação para o uso de medicamentos e pesquisas de tratamento de cânceres e tumores raros

ruy carneiro

O deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) presidente, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília uma audiência pública para discutir problemas relativos ao tratamento de doenças consideradas raras. O evento vai discutir especialmente os aspectos relativos à regulamentação de tratamento de cânceres e tumores raros, sobretudo as exigências da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, que têm dificultado à realização de pesquisas e o uso de medicamentos para o tratamento.

A realização da audiência foi proposta pelo deputado Ruy Carneiro, que justificou seu requerimento argumentando que um grande contingente de pessoas acometidas por doenças raras não pode ficar sem tratamento por causa da falta de regulamentação dos órgãos públicos responsáveis.

Outro argumento de Ruy foi o de que o Brasil precisa urgentemente adotar a mesma política de países como Estados Unidos, Austrália, Japão e a União Europeia de estímulos às pesquisas para a descoberta de tratamentos para cânceres e tumores raros, bem como o uso de medicamentos já existentes. “O Brasil não pode continuar penalizando quem já sofre com doenças raras pelo atraso em sua legislação”, observou o parlamentar.