Nonato Guedes
O empresário e advogado Ronaldo Cunha Lima Filho, vice-prefeito de Campina Grande desde janeiro deste ano, revela que está familiarizado com a atividade política e que descobriu uma vocação que estava adormecida. Ele participou nos bastidores de sucessivas campanhas disputadas por seu pai, o falecido poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, bem como do irmão, o senador Cássio Cunha Lima, e do tio Ivandro, que foi deputado federal e senador. Mas nunca hava cogitado a possibilidade de disputar mandato, situando-se, sempre, em segundo plano, por achar que, possivelmente, não daria conta do recado. O desafio começou a ser superado quando ele foi lançado a vice na chapa encabeçada por Romero Rodrigues, do PSDB, que derrotou a médica Tatiana Medeiros, candidata do PMDB lançada pelo ex-prefeito Veneziano Vital do Rego e pelo irmão, senador Vital do Rego.
Hoje, o nome de “Ronaldinho” frequenta bolsas de apostas para disputa de cargos majoritários estaduais já no próximo ano, mas ele diz que não tem pressa e que sua prioridade é a dedicação exclusiva à ação administrativa, auxiliando o prefeito Romero Rodrigues no encaminhamento e solução de demandas reivindicadas pela população campinense. Ronaldo Cunha Lima Filho diz que Romero costuma delegar-lhe missões e administra com equilíbrio e sensibilidade, mantendo-se atento ao destrave de gargalos que podem afetar o rendimento administrativo. “A administração de Romero está conseguindo recolocar Campina Grande na posição de evidência que conquistara anteriormente na região do Nordeste. E isto se deve ao empenho diuturno do prefeito e à colaboração de auxiliares e de forças políticas que desejam ver a Rainha da Borborema brilhando no cenário nordestino e nacional”, acentua “Ronaldinho”, destacando como fundamental o papel do senador Cássio Cunha Li ma, do vice-governador Rômulo Gouveia e do governador Ricardo Coutinho com vistas ao equacionamento de problemas emergenciais.
“Ronaldinho” admite que ao ingressar na atividade política ficou um pouco intimidado, já que operava nos bastidores e raramente se expunha em eventos públicos. Mas, embora não o confesse, o sangue da política corria nas suas veias. Familiares próximos recordam que era uma questão de tempo a estreia de “Ronaldinho”, que sempre demonstrara inclinação pela política, embora não assumisse, de público, quaisquer pretensões. “Aprendi muito com as campanhas memoráveis do poeta e com as campanhas não menos memoráveis de Cássio, e adotei como lema o que eles pregavam: que política deve ser exercida como um sacerdócio e não encarada como um negócio”. Para o vice-prefeito, a fase inicial foi complicada devido a problemas legados pela administração anterior, incluindo pendências em órgãos públicos federais que eram obstáculo à concretização dos projetos idealizados por Romero. “Mas a habilidade de Romero e a sua preocupação com o desenvolvimento de Ca mpina Grande falaram mais alto e estão conseguindo viabilizar a retomada de um ciclo que havia sido abreviado”, comentou ele.
O vice-prefeito empenha-se, agora, em colaborar com a administração de Romero na preparação dos festejos juninos, que em Campina Grande têm duração de um mês e atraem turistas de todas as partes do mundo. Segundo ele, a programação resgata tradições que haviam sido esquecidas e incorpora elementos novos, tornando o evento cada vez mais atrativo para o público que gosta de forró. “Evidentemente, o maior São João do Mundo é uma espécie de cartão-postal de Campina Grande, para a sua divulgação no Brasil e no exterior, mas a administração de Romero tem dado ênfase a programas de repercussão na área de infraestrutura, privilegiando Saúde, Educação e pavimentação de ruas. É uma gestão integrada, que procura corresponder às expectativas criadas durante a campanha eleitoral”, acrescenta. Sobre projetos políticos para o futuro, “Ronaldinho” observa que tudo deve acontecer no devido tempo. Lembra, ainda, que faz parte de um grupo político respei tado em Campina Grande e na Paraíba e que acompanhará disciplinadamente as decisões que forem tomadas pela maioria. O esquema Cunha Lima já tem outro nome na agulha para voos políticos: o do jovem advogado Pedro Cunha Lima, filho de Cássio, que será candidato a deputado federal em 2014, devendo obter uma das mais consagradoras votações em todo o Estado.