Agilidade processual, decisões mais qualificadas e ampliar o acesso dos advogados no Tribunal de Justiça. Esses são principais compromissos divulgados pelo advogado Romulo Palitot, em um vídeo para celebrar o Dia da Advocacia, celebrado neste 11 de Agosto. Romulo Palitot concorre à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB.
“Representar os advogados é uma missão nobre e que requer confiança, experiência e capacidade de diálogo. Sinto-me honrado em assumir compromissos que vão fortalecer a relevância da Advocacia no Tribunal”, declara Romulo Palitot, em um trecho do vídeo.
Romulo destacou a agilidade processual aliada à melhoria na qualidade das decisões como plataformas fundamentais de sua campanha, pois entende esses pontos como essenciais para contribuir com a efetividade da justiça.
Como desembargador, Romulo pretende ampliar os canais de diálogo entre a categoria e o tribunal, garantindo que cada advogado e advogada tenha sua voz ouvida e seus anseios respeitados. Outro ponto destacado pelo candidato é a defesa das prerrogativas da categoria e dos direitos assegurados à mulher advogada.
Gabinete Cidadão
O advogado criminalista também se compromete em priorizar a discussão de pautas de interesse da Advocacia. Por isso, propõe a criação do Gabinete Cidadão, um acesso amplo para ouvir os advogados e trabalhar pautas de interesse da Advocacia.
“O nosso gabinete vai priorizar e pautar as discussões de temas que impactam no desempenho dos advogados no Tribunal. Quero que os colegas saibam que a nossa postura é de ouvir e atuar para que a advocacia assuma cada vez mais o seu papel de relevância nos tribunais”, enfatizou.
Jovem Advocacia
Romulo Palitot também firmou compromissos com a jovem advocacia. “O jovem advogado precisa de acolhimento. Ainda me emociono ao lembrar a minha primeira sustentação oral em um tribunal. Esse é um momento muito importante para todo advogado. Como desembargador, terei atenção mais que especial em respeito a esse momento de cada novo profissional”, relatou.
“A Advocacia faz pulsar meu coração. Foi essa profissão que tanto admiro que me trouxe até aqui. Quero agradecer o apoio de cada advogada e advogado nesta caminhada e honrar os compromissos firmados para uma advocacia mais forte e representativa no Tribunal de Justiça”, comentou.
Com 29 anos de atuação na advocacia criminal, Romulo Palitot também é presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba (ANACRIM-PB) e tem vasta experiência na vida acadêmica, como professor da graduação e pós-graduação no Unipê e na UFPB. Romulo teve sua candidatura à vaga de desembargador homologada pela Comissão Eleitoral e concorre na eleição da lista sêxtupla com o número 13.