Romero debate com empresários e vereadores a instalação da Caoa em Campina Grande

O deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues se reúne nesta sexta-feira, dia 8, às 10 horas, com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, demais empresários, vereadores, e a comunidade no sentido de que a montadora de veículos da Caoa seja implantada em Campina Grande. O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes Filho, confirmou a sua presença na audiência com o dirigente da Associação Comercial de Campina Grande para discutir o assunto.

A Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande está localizada na Avenida Mal. Floriano Peixoto, 715 – 1º andar. Ele disse que é imprescindível para o desenvolvimento de Campina Grande e região a instalação da montadora de veículos da Caoa em Campina Grande.

O deputado paraibano faz questão de salientar que, no Congresso Nacional colocou no Orçamento do país o valor de 21 milhões e meio para a ampliação e modernização do Distrito Industrial de Campina Grande, o que contribuirá para que o município abrigue essa montadora.

Romero ressaltou que “a esperança dos paraibanos por mais empregos, renda e desenvolvimento foi reacendida com o recente anúncio por parte do Grupo Empresarial CAOA, do interesse em instalar uma montadora de automóveis chinesa na Paraíba”.

Registrou que, segundo o presidente do Grupo CAOA, empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a instalação de uma montadora na Paraíba era um sonho pessoal do mesmo e que além de ser um projeto de projeção nacional, vai oferecer oportunidades para todos e deixar aquele estado mais rico.

Destacou Romero Rodrigues que as gestões para que esse projeto vire realidade, tiveram início há alguns anos com a reivindicação do ex-governador e atual senador, Cássio Cunha Lima, que continua firme nessa luta, e prosseguem agora com o atual governador Ricardo Coutinho, que prometeu total apoio para viabilizar e concretizar esse grande empreendimento.

Com previsão de investimentos de US$ 600 milhões e a geração de 80 mil empregos diretos e indiretos, a montadora de automóveis na Paraíba se constituirá num mecanismo para alavancar o desenvolvimento, com a inserção de novas matrizes industriais que proporcionará a geração de riquezas, progresso e incremento em toda a economia.

Sem demérito nenhum para qualquer cidade ou região da Paraíba, “acredito que o local mais apropriado para se erguer essa fábrica seja a cidade de Campina Grande”. Campina Grande está situada a apenas 120 km da capital, João Pessoa, e do Porto de Cabedelo, por meio de rodovia duplicada, e a menos de 200 km do Porto de Suape, em Pernambuco, principais canais para o escoamento da produção de automóveis. A cidade também é equidistante das principais capitais do Nordeste. Além disso, a cidade desponta como polo de saúde, universitário e tecnológico, possui mão de obra qualificada por escolas técnicas, a exemplo do Senai e exerce influência social e econômica em mais de 100 municípios circunvizinhos”.

O parlamentar afirma que “motivos há em grande quantidade para Campina Grande ser escolhida para sediar a montadora de automóveis, inclusive de ser o berço do Grupo CAOA, que lá surgiu para tornar-se o que é hoje: um dos maiores grupos empresariais do Brasil.”

Anunciou na Câmara dos Deputados que, “em nome dessa escolha é que iniciei essa boa luta e irei mobilizar as bancadas federal e estadual, com os parlamentares que representam a cidade, Câmara de Vereadores, a Federação das Indústrias da Paraíba, cuja sede é em Campina Grande, o Clube de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, Clubes de Serviço e sociedade civil organizada para concretizar esse sonho que é de todos os paraibanos”.

Finalizando o seu pronunciamento afirmou que “Campina Grande, a Capital do Trabalho, merece e possui as condições e qualidades necessárias para abrigar essa grande indústria de automóveis. Campina Grande, certamente, agradecerá, com seu povo aguerrido, empreendedor e trabalhador, essa distinção e voltará a ocupar o lugar de destaque na economia da Paraíba e do país”.