Romário anuncia desfiliação do PSB

foto

O deputado Romário entregou nesta sexta-feira pedido de desfiliação do PSB. Sem espaço partido e sem apoio dos dirigentes nacional, Eduardo Campos, e o estadual, Alexandre Cardoso, Romário decidiu mudar de partido porque deseja se candidatar à prefeitura do Rio, em 2016. O pedido foi entregue a Cardoso.

Em redes sociais, o deputado disse que estava a caminho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para oficializar sua saída do partido. A assessoria de Romário informou que ele está deixando o PSB, mas que ainda não definiu em qual partido irá se filiar.

“Estou a caminho do TRE para oficializar o pedido. Obrigado a todos pelo apoio”, publicou no Twitter.

A coluna Panorama Político do GLOBO antecipou a saída de Romário do PSB no dia 3 de julho. “Não estou satisfeito no PSB. A vontade de sair existe. Fui procurado por líderes do PP, do PMDB e do PR. Mas ainda não há outro partido no horizonte”, disse o deputado.

O líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), disse que vem conversando com Romário há seis meses. Segundo ele, se Romário for para o PR terá total liberdade para escolher o cargo ao qual quer concorrer.

— Eu disse para o Romário: aqui você terá total liberdade, pode escolher para que irá sair, se deputado, se senador, se prefeito daqui a dois anos se estiver bem nas pesquisas. Eu disse a ele: escolha a opção que quiser. Quer ser meu vice? (na candidatura ao governo do Rio).

— Ele pôs no twitter que estava indo ao TRE se desfiliar do PSB. Agora, se ele vai se filiar ao PR, não sei. Estou aguardando de coração aberto – disse Garotinho.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) lamentou a saída de Romário do partido.

— É uma grande perda para o partido. Tinha orgulho de ter Romário como um dos nossos. A imagem de desgaste que alguns deputados têm não perpassava por ele. E orgulho pelas bandeiras que ele defende – afirmou Júlio Delgado.

Além do PR, Carlos Lupi, do PDT, também insistiu muito para que Romário se filie à legenda.

Ao deixar o PSB, Romário perderá a presidência da Comissão de Turismo e Desporto.

— O Romário perdeu a virgindade. Era um político novo, passou a ser um político velho. Dá um mau exemplo de infidelidade. Cada um faz suas escolhas, mas tem que assumir as consequências. Na Câmara, vou exigir a renúncia da comissão. Pela proporcionalidade, é do PSB e o PSB não ficará sem comissão temática — disse o líder do partido, Beto Albuquerque.

O regimento interno da Câmara prevê expressamente que, se o presidente de uma comissão temática mudar de legenda, perderá automaticamente o cargo e será realizada nova eleição. Segundo Beto Albuquerque, cabe à direção nacional do PSB decidir se pede ou não o mandato de Romário na Justiça eleitoral. O deputado foi eleito em 2010 pelo PSB, com 146.856 votos, para seu primeiro mandato.

O Globo