Ricardo, respeite a justiça!!

Nilvan Ferreira

Eu bem que avisei: esse governador é mesmo o “cara”. Ele disse que “peitava” tudo e todos e provou mesmo que não “abre nem pro trem”. E nem pra justiça também. Os últimos atos do seu governo mostram claramente que ele, Ricardo, está mesmo disposto ir as últimas consequências para colocar seu projeto administrativo em prática. Primeiro o governo avisou que a greve do FISCO poderia prejudicar o repasse do duodécimo, destinado aos poderes. Resultado: a Justiça decretou que a greve é legal e não deu outra. O governador mandou cortar parte do salários dos grevistas.

E aí? Que fazer? É a desmoralização do judiciário e de suas decisões ou uma queda de braços entre os poderes? Algo precisa ser esclarecido, sob pena de o estado se transformar numa terra sem lei. Se a greve é legal, cortar salário dos servidores do FISCO pode ser interpretado como uma afronta à Justiça. Eu avisei: Ricardo é o cara e não tem medo de desobedecer a Justiça.

Acontece que tem sido assim em outros episódios. Quem não lembra da greve dos professores? Pois bem. A greve terminou, a justiça determinou que o governo fizesse a reposição dos descontos feitos nos contra cheques do grevistas e até agora nada foi concretizado. O governo não devolveu o que descontou nos salários e pronto. Enfim, decisão da justiça não se discute. O governo faz de conta que não viu e pronto.

E se a moda pega? E se o cidadão comum decide não cumprir as decisões judiciais? Aí é diferente. O buraco é muito mais embaixo. Mas, com Ricardo a história é outra. Ele pode tudo. Faz tudo. Não há limites. Ele é o centro do universo, senhor de todas as coisas aqui na terra, o verdadeiro dono da razão e da verdade. Para ele, vale até descumprir decisões judiciais porque surgirão dezenas de defensores do governo, influenciados pelos altos salários, dizendo que o governo está certo e que a Paraíba agora respira uma gestão republicana.

A crise que se estabelece, após o governo ignorar uma decisão prolatada por um desembargados do TJ, pode ter sérios desdobramentos nos próximos dias. O governo pode até não perceber a gravidade de sua postura, mas o certo é que decisão cabe até discussão, porém, enquanto não se reverte numa instancia superior, apenas cabe o cumprimento. É assim que funciona. É assim que age um governo comprometido com uma postura de legalidade e de respeito a constituição.