Reunião define cronograma de passeatas em JP

Os candidatos a prefeito de João Pessoa estão liberados, a partir da próxima segunda-feira, a fazer passeatas no Centro da cidade.

Após reunião dos órgãos da fiscalização e controle do trânsito – Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran), Superintendência de Adm. do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman) e Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) – com representantes das coligações, realizada ontem, o juiz da 76ª Zona Eleitoral, responsável pela propaganda de rua, Eduardo de Carvalho, elaborou o cronograma de atividades para a reta final da disputa eleitoral.

Cada candidato terá direito a realizar no máximo duas caminhadas ou passeatas, que poderão ser promovidas até o dia 3 de outubro. Alguns candidatos apresentaram ainda ontem as datas, horários e trajetos em que pretendem realizar os eventos.

Os demais têm até hoje pela manhã para entregar o percurso.

A liberação das carreatas é uma exceção ao acordo firmado anteriormente pela Justiça Eleitoral entre os candidatos a prefeito de João Pessoa para não realizarem carreatas em nenhum ponto da cidade. O juiz Eduardo Carvalho disse que a liberação foi possível após o aval dos órgãos de trânsito e dos técnicos de proteção do meio ambiente. “Estabelecemos regras como o não fechamento de vias principais de tráfegos de carros e pessoas, nem que o candidatos extrapolassem o limite de tempo que causasse transtorno à população. Também é proibida a utilização de carros de som em frente a órgãos públicos e igrejas. É uma festa cívica inerente ao momento que não poderia deixar de se realizar”, defendeu.

De acordo com a Semob, os servidores do órgão estão preparados para orientar os transeuntes para evitar transtornos no trânsito. A sugestão é que os organizadores das passeatas evitem os principais corredores em que trafegam transporte coletivo.

A promotora eleitoral de justiça, Cristina Ferreira Moreira Cabral de Vasconcelos, alertou que os excessos deverão ser fiscalizados e punidos. “Os carros de som não poderão ficar parados com o som ligado. Tenho sérias preocupações também quanto à extensão do evento. Alguns candidatos querem promover uma passeata de quase 7h e isso precisa ser monitorado, mas estaremos de olho”, garantiu.

Do Blog com JP Online