Repercutem denúncias de Ruy Carneiro sobre redução do contingente policial na Paraíba

ruy

As denúncias do candidato a vice-governador pela coligação A Vontade do Povo, Ruy Carneiro (PSDB), em debate na TV Master, de que houve forte redução do número de policiais militares e civis na Paraíba no atual governo, fator que contribui para o aumento da violência no Estado, estão repercutindo em diversos segmentos sociais e podem ser um dos principais temas da atual campanha.

De acordo com levantamentos apresentados por Ruy, em janeiro de 2003, quando Cássio Cunha Lima assumiu o governo do Estado, havia 7.300 homens no contingente da Polícia Militar (PM), tendo aumentado para 10.539 policiais em dezembro de 2009, ou seja, durante o período da gestão Cássio. O problema é que, no final de 2013, a PM só contava com 9.158 policiais. Em relação à Polícia Civil, segundo Ruy Carneiro, existiam 2.136 policiais em dezembro de 2009 e agora são apenas 1.850.

“A população cresceu, os problemas aumentaram, mas o atual governo, com suas políticas salariais equivocadas e falta de incentivo, deixou que o contingente policial fosse reduzido. Não existe isso em lugar nenhum do Brasil. É por isso que a violência aumentou da Paraíba e a população anda apavorada”, avaliou.

Com dados de uma reportagem do Jornal O Globo, edição do último sábado, o deputado Ruy Carneiro, revelou, no debate, que a taxa de homicídios da Paraíba em 2008, quando Cássio Cunha Lima era governador, foi de 24.3 mortes para grupo de cada 100 mil habitantes. No atual governo, a taxa é de 39.3 homicídios.

No debate, o candidato a vice-governador garantiu que, se eleito governador, Cássio Cunha Lima adotará medidas fortes para melhorar a segurança na Paraíba e combater a grande onda de violência. Entre as principais medidas está o aumento do efetivo policial, que, segundo Ruy, teve seu contingente reduzido no atual governo. “Hoje, tem menos policiais do que em 2008. Assim, com um número reduzido de policiais, fica difícil se combater a violência”, observou o candidato.

Outro compromisso da coligação A Vontade do Povo, é o de reduzir a diferença de remuneração entre ativos e os policiais da reserva. Na opinião de Ruy Carneiro, a atuação do atual governo é perversa, uma vez que a diferença de salários entre os policiais da ativa e os da reserva já chega a 40%.

Saúde

Outro tema que mereceu destaque do candidato Ruy Carneiro no debate da TV Master foi à saúde. N ocasião, ele denunciou que, no sábado, por exemplo, o Hospital de Trauma de João Pessoa estava com o aparelho de tomografia quebrado, não disponha de tomografista nem de médico para a UTI móvel. “A saúde da Paraíba é um caos”, protestou.

O deputado Ruy Carneiro também falou sobre a gestão do Hospital de Trauma, lembrando que um relatório do Tribunal de Contas aponta graves irregularidades. Um delas diz respeito ao alto volume de recursos pagos à Cruz Vermelha. Enquanto o Hospital de Trauma de Campina Grande, gerido pelo próprio Estado, recebe pouco mais de R$ 3 milhões, a Cruz Vermelha recebe mais de R$ ao milhões para a gestão do Trauma de João Pessoa e os problemas só se agravam, segundo as revelações de Ruy Carneiro.

Educação

O deputado Ruy Carneiro também condenou, no debate, o fechamento de mais de 200 escolas pelo atual governo e a redução de verbas e a quebra de autonomia da Universidade Estadual da Paraíba. “Escola não se fecha e o atual governo fechou, demonstrando desprezo pela educação. Além disso, o atual governo está deixando a UEPB praticamente em situação de falência”, protestou.

O candidato a vice-governador da coligação A Vontade do Povo lembrou que, no governo Cássio Cunha Lima, o ensino médio foi levado aos 223 municípios do Estado e que a UEPB ganhou autonomia e foi expandida para João Pessoa, Catolé do Rocha, Patos e Monteiro.

Além disso, o deputado Ruy Carneiro citou como exemplo de descaso do atual governo o fato de o prédio do antigo CAIC em Mangabeira se encontrar abandonado. “Alí está o exemplo do descaso do atual governo para com a educação”, afirmou.

 

Esporte

O esporte também mereceu a atenção do deputado Ruy Carneiro no debate da TV Master com os candidatos a vice-governador. Ele lembrou que o Bolsa Atleta, um programa de repercussão nacional, não foi pago nos primeiros anos do atual governo e denunciou que as entidades desportivas foram praticamente abandonadas.

Ruy também lamentou que o atual governo tenha destruído o Verão Total, que era uma ação voltada para a juventude.

“Falta política para o esporte e para a juventude. O governo Cássio não apenas vai resgatar os bons programas como implantar outros”, assegurou Ruy Carneiro.

Assessoria