Polêmicas

Reforma no governo repercute na Assembleia

Com seis meses de gestão, o governador Ricardo Coutinho (PSB) faz mais uma reforma em seu secretariado no governo do Estado. O deputado Lindolfo Pires (DEM) é o novo chefe do governo, responsável pela articulação política da gestão de Ricardo Coutinho. Ele substitui o petista Walter Aguiar, que passa a ocupar a Secretaria Executiva do Turismo, cargo que estava vago. Com a ida de Lindolfo para o governo, o atual secretário da Interiorização, o deputado Adriano Galdino, retorna à Assembleia Legislativa.

A manobra evitará a posse do suplente Ariano Fernandes, que votou em José Maranhão  (PMDB) nas eleições de 2010. Apesar do remanejamento, as mudanças na Assembleia param por aí, pois permanecem nos mandatos os deputados Assis Quintans (DEM) e Hervázio Bezerra (PSDB), fortes candidatos, junto com Branco Mendes (DEM) e outros parlamentares, a assumir a liderança do governo no Legislativo estadual, que fica vaga com a saída de Lindolfo do Legislativo estadual.

Outra reformulação, que já era prevista, foi feita pelo governador entre as pastas da Administração e da Procuradoria-Geral do Estado. A atual procuradora Livânia Farias assume em definitivo o cargo de secretária da Administração, função que exercia interinamente com a licença de quase trinta dias tirada pelo secretário Gilberto Carneiro, que submeteu-se a uma cirurgia no início de junho. Gilberto Carneiro, que como Livânia também é advogado, deveria retornar ao cargo na Secretaria da Administração em julho.

Contudo, Gilberto passa a responder pela Procuradoria-Geral do Estado, cargo semelhante ao que ocupou na Prefeitura de João Pessoa, tanto na gestão de Ricardo Coutinho, quando prefeito, quanto no início da gestão do prefeito Luciano Agra (PSB). Carneiro saiu da Procuradoria-Geral do Município, justamente, para assumir o cargo no Estado.

A reforma também atinge a administração indireta. O governador substitui a superintendente da Sudema, a professora Rossana Honorato, pela atual diretora administrativa financeira do órgão, Tatiana Domiciano. Segundo o secretário de Estado da Comunicação Institucional, o jornalista Nonato Bandeira, ainda não há informação precisa se o governador encaixará Rossana Honorato em algum outro cargo, assim como também ainda não foi anunciado nenhum nome para preencher o cargo vago na Secretaria de Interiorização. Nonato Bandeira informou que o governador pretende aguardar passar o recesso legislativo na Assembleia para definir o nome do substituto na Secretaria da Interiorização.

A posse dos novos auxiliares do governo será confirmada até sexta-feira, pois depende ainda da agenda do governador.

Do Blog com Jornal da Paraíba