Reforma ministerial: PMDB e Dilma se reúnem neste domingo, 09

Sérgio Botêlho

Reina nova expectativa no meio político nacional por conta da reunião que a cúpula nacional do PMDB vai ter amanhã, domingo, 09, com a presidente Dilma Rousseff. Na pauta, o descontentamento várias vezes manifestado pela bancada do partido na Câmara dos Deputados.
O arauto de todo esse descontentamento é o desabrido líder do partido na Casa, o carioca Eduardo Cunha. Cunha na verdade põe no olho da rua uma série de demandas reprimidas dos deputados federal peemedebistas. Mas, também de outros partidos aliados, por tabela.
Não se sabe bem o que vai resultar desse reunião de amanhã. Porém, embora tudo seja especulação pura, certamente acontecerá algum tipo de análise sobre a real força da insatisfação exposta por Cunha.
A partir dessa avaliação de forças será possível saber se Cunha continuará sendo devidamente levado em conta, ou se, a partir de então, ocorrerá um esforço geral (PT-PMDB), para isolá-lo no contexto político da aliança.
Uma solução assim não será adotada sem que, além da análise de correlação de forças no interior do PMDB, não for ponderado, também, qual o prejuízo real que a aliança PT-PMDB terá com o trator em cima de Cunha.
Em todo o caso, a reforma ministerial ansiada pelas forças peemedebistas não deverá ocorrer antes de quinta-feira próxima. Dilma vai viajar ao Chile para a posse da colega Michelle Bachelet, e somente depois disso é que pretende anunciar os novos ministros.
Quanto à indicação do senador Vital do Rego, do PMDB paraibano, para o Ministério do Turismo, a posição dele (Vital) ficou mais clara no noticiário deste sábado, 08. Ele não quer mesmo entrar nessa briga dividida entre PMDB da Câmara e PMDB do Senado.
Como já relatamos aqui no Botelho Notícias, cada vez mais avançando nas estatísticas nacionais referentes a blogs em geral, o cargo de ministro do Turismo é dos deputados peemedebistas, e Vital é senador.
Mas, como Eduardo Cunha já disse que os deputados não vão mais indicar ninguém para o Ministério, na avaliação desse domingo pode sair a decisão de que o senador Vital vai mesmo ficar com o cargo do Turismo. E pronto.
Reunião importante deste domingo,09, portanto. É aguardar.