Rede social lança guia oficial para jornalistas

A ampla presença de jornalistas, veículos de comunicação e colaboradores no Twitter fez com que a própria rede social criasse um guia para profissionais do jornalismo atuarem de forma engajada e produtiva com os recursos oferecidos pelo Twitter. “Queremos tornar as nossas ferramentas fáceis de usar para que você possa se concentrar em seu trabalho: encontrar fontes, verificando os fatos, a publicação de histórias, promovendo o seu trabalho e fazer tudo mais rápido e mais rápido o tempo todo”, diz o comunicado.

Na opinião do site Mashable, especializado em conteúdo sobre novas mídias, as dicas oferecidas pelo Twitter não são realmente novas para usuários que utiliza a rede social com frequência.

Filtrar pesquisa

A ferramenta Pesquisa Avançada é a melhor opção para buscas em que o recurso de pesquisa padrão não atinge resultados satisfatórios. Para filtrar melhor os 200 milhões tweets diários, a opção avançada de busca permite que o usuário busque informações no Twitter com o auxílio de um mapeamento de posts publicados num raio de até 500 km, selecione diferentes idiomas ou busque por hashtags.

Outra possibilidade é a pesquisa feita pela páginasearch.twitter.com, uma réplica do buscador do Google, mas com exibição de resultados no formato tradicional de uma timeline.

Posts sem conexão de internet

A produção de notícias, mesmo que elas estejam numa sequência de 140 caracteres, adquire caráter mais instantâneo quando disparada de um celular, geralmente por usuários que colaboram com os portais de notícias, enviando fotos e comentários sobre o fato. Mesmo sem conexão 3G nos aparelhos, sejam eles Android ou Iphones, é posível disparar tweets por meio do serviço de SMS. Veja como funciona (em inglês).

Engajamento

Participar ativamente dos assuntos mais comentados, dialogar com seguidores e utilizar hashtags é uma das principais dicas do Twitter. O detalhe é que o guia sugere a publicação destes três recursos em um único post. Tal prática permitirá que o jornalista atinja uma círculo maior de usuários do Twitter.