Recuperando terreno

Aline Lins

A gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT) ainda está lutando para retomar as rédeas sobre algumas ações da prefeitura de João Pessoa, que haviam sido outorgadas de mão beijada ao governo do Estado, quando as administrações viviam em ‘lua de mel’. É o caso da parceria público-privada desnecessária feita com a empresa Portal Administradora de Bens LTDA para realizar um serviço de dragagem de rio que competiria ao Município executar, e o caso, também, da licença concedida por um órgão estadual, a Sudema, à mesma empresa privada para aterrar parte do manancial a fim de poder dragá-lo, o que é contraditório em todos os sentidos. O Estado puxou para si a obrigação que era da Semam de dar a licença e agora a PMJP briga para recuperar a atribuição, já que tal licença vence no próximo dia 12 de março de 2013.
Precatórios
O presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln, afirmou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está em inspeção na PB, deverá fixar um prazo para o Estado regularizar o pagamento dos precatórios, caso seja comprovado que os repasses estão abaixo do valor legal. O CNJ vai verificar quem tem razão: o governo ou o TJ.
Acumulado
De acordo com o TJPB, o Poder Executivo estadual está devendo referente aos anos de 2011 e 2012 a quantia de R$ 34 milhões, e a dívida total nos últimos 12 anos chega à cifra de R$ 1,4 bilhão. Os precatórios que estão sendo pagos ainda são de 2003.


Celebração
Às 18h de hoje, no Palácio da Redenção, haverá uma celebração inter-religiosa em ação de graças pela vida do governador Ricardo Coutinho e demais auxiliares e tripulação que o acompanhavam em viagem, quando houve o acidente com o avião do governo, no distrito de São José da Mata.

Vai ter que decidir
Um dos novos membros da Mesa da ALPB, deputado Manoel Ludgério (PSD), que é 3º secretário, está de licença da Casa, ocupando o cargo de secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado.

Notoriedade

Na última segunda-feira, o recém-anunciado secretário de Acompanhamento Governamental de João Pessoa, Geraldo Accioly, encontrou com representantes da União Europeia. “Nós queremos dar notoriedade ao Município, nacional e internacionalmente”, disse.

Impasse do São José
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Edilton Raimundo Nóbrega, disse que a dificuldade para a reurbanização do bairro São José é a logística de execução, ou seja, onde abrigar os moradores durante as obras.