Rebuliço nos poderes ante a Iminência de vaga

Aline Lins

Quando um desembargador está prestes a se aposentar no Tribunal de Justiça, começa o rebuliço nos bastidores do Judiciário, do Ministério Público Estadual e da OAB. A vez agora é do MPE, já que o desembargador José Di Lorenzo Serpa, que ocupa vaga do Quinto Constitucional pertencente à instituição, aposenta-se no início de agosto, pois completará 70 anos. O último desembargador empossado no TJ, oriundo do MPE, foi o promotor de Justiça Fred Coutinho, em outubro de 2009. Agora, procuradores e promotores já se preparam para concorrer, primeiro, à lista sêxtupla no MPE, de onde saem os nomes para escolha da lista tríplice pelo TJPB, seguindo para a escolha pelo governador. Em 2009, além de Fred Coutinho, compuseram a lista tríplice os procuradores José Raimundo e Lúcia Farias. A ‘campanha’ está na rua.

Três vezes
A procuradora Lúcia de Fátima Maia de Farias, membro do Ministério Público Estadual, já entrou três vezes na lista tríplice para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, na vaga destinada ao órgão ministerial, mas não foi indicada. Não por isso. Ela está disposta a concorrer novamente, quando houver a vacância.

Encontro
O prefeito Luciano Cartaxo está confiante no compromisso da presidente Dilma Rousseff com os municípios. Ele fez balanço positivo do Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, e aposta no estreitamento das relações do governo federal com os municípios.

Na conta
A prefeitura de Alhandra paga hoje a folha de janeiro dos funcionários efetivos, pensionistas e aposentados. Mas para ajustar as contas da prefeitura, o prefeito Marcelo Rodrigues mandou que o pagamento dos cargos de confiança, inclusive seu próprio salário, fosse efetuado só na próxima semana.

Líder do PMDB
Após impasse na bancada, o PMDB chegou a um consenso para indicar o senador Eunicio Oliveira (CE) para líder do partido no Senado. Romero Jucá (RR), que pleiteava o cargo, ficará com a segunda vice-presidência.


Aproximação

O atual secretário de agricultura de CG, Guilherme Almeida (PSC), vai intermediar o contato de seis prefeitos da sua base aliada com o governador Ricardo Coutinho (PSB) no lançamento do ‘Novo Pacto Social’, no dia 6. Ele diz que a aproximação por enquanto é ‘administrativa’.


Apoio

O secretário Guilherme Almeida já garantiu o apoio do vereador Orlandino Farias (PSC) ao governo de Romero Rodrigues (PSDB), aliado de Ricardo. O outro vereador da legenda, Hércules Lafite, permanece na oposição ao PSDB.