O apresentador Raul Gil causou constrangimento ao receber, em seu programa no SBT, um grupo musical infantil formado por descendentes de asiáticos, no último sábado (15).
Isso porque o veterano fez piadas sem graça com os integrantes como: “Precisa abrir o olho”.
Durante a entrevista, o apresentador perguntou se eles eram descendentes de japoneses ou coreanos. Três responderam, mas um dos garotos ficou em silêncio. Foi aí que Raul Gil disse que ele precisava “abrir o olho” enquanto imitava o que achava ser um sotaque japonês, de acordo com o site da Veja.
Em seguida, o programa recebeu a banda de k-pop “Kard”, da Coreia do Sul, bastante aclamada mundialmente.
Raul Gil soltou outra leva de piadinhas sem graça, incluindo perguntar à tradutora que acompanhava o grupo se ela sabia falar português. Depois o apresentador afirmou que coreanos e japoneses falam pouco – como se ele desse muito espaço para que os entrevistados pudessem se manifestar – e perguntou se os quatro integrantes da banda eram parentes.
Reação no Facebook
As falas e piadas de Raul Gil provocaram controvérsia entre os descendentes de orientais do Brasil. A página do Facebook Yo Ban Boo publicou partes do programa e criticou a postura do apresentador. “Essas crianças são brasileiras e você está as tratando como se fossem tão estrangeiras quanto esse grupo. Percebe como isso é um preconceito do c*, como você está perpetuando o fantasma do eterno estrangeiro que acompanha asiáticos brasileiros que já estão aqui há gerações? Percebe a xenofobia nas suas piadinhas?”, diz um dos criadores da página ao final do vídeo.
Repercussão no Twitter
Na rede social, os internautas criticaram bastante o apresentador, dizendo que ele, no mínimo, não teve bom senso.
e toda a plateia rindo das piadinhas racistas do raul gil ao mesmo tempo um bando de gente defendendo ele, só mostra como o racismo é+
— leleh;; MET KARD (@yifanudes) 20 de julho de 2017
Raul Gil parecendo o Faustão interrompendo a tradutora #KARDnoRaulGil pic.twitter.com/99w1UbgwOc
— 희연은 (@letsflybangtan) 15 de julho de 2017
Fonte: Notícias ao Minuto