Quem é oposição?

Lena Guimarães
A disputa estadual está reacendendo os conflitos paroquiais em Campina Grande, principalmente os da eleição de 2012, que podem interferir nas decisões de 2014. O PT, que rompeu com o PMDB e ficou impedido judicialmente de se aliar ao PP, ainda resiste a qualquer possibilidade de aliança. O PP, derrotado no 1° turno por PSDB e PMDB, agora ataca o prefeito Romero Rodrigues (primo de Cássio), e para tanto assume discurso inspirado no do PSB.

Se o que a deputada Daniella Ribeiro escreveu em mais de uma dezenas de mensagens no Twitter refletir o pensamento da sua família, que comanda o PP, o partido não se aliará ao conterrâneo Cássio, e muito menos a Ricardo Coutinho, com quem o ministro Aguinaldo Ribeiro tem mantido relações cordiais, chegando mesmo a recebe-lo para jantar em sua casa.

Daniella Ribeiro, única representante do PP na Assembleia, nunca vacilou na postura de oposição a Ricardo Coutinho. Quem leu apenas o primeiro de seus tuites, pode ter pensado que atacava o tucano em defesa do pessebista: “O prefeito que está desgovernando Campina Grande, começou a liberar secretários para criticar o governador, Por que só agora? Aproveitaram três anos e meio. Oportunismo”.

Mas, nas mensagens seguintes, sua intenção ficou clara: os tucanos não são oposicionistas: “Romero e seus auxiliares ficaram calados enquanto Campina figurava entre as 50 cidades mais violentas do mundo”, ou “Romero e seus auxiliares nunca cobraram do governador Ricardo Coutinho ações efetivas no combate a violência”, e que “Romero e seus auxiliares se calaram quando o governador disse em seu Twitter que em Campina estava tudo bem. Não existia violência”.

Daniella acusou ainda Romero de se silenciar quando a autonomia da UEPB foi atingida, e que esse foi o mesmo comportamento diante das demissões, dos planos de cargos de cargos e carreiras, e promessas não cumpridas. E disparou: “Faz tempo que deveriam ter se posicionado, defendido o povo de Campina. Agora estão procurando defender seus empregos no futuro. Seus bolsos”.

O posicionamento de Daniella Ribeiro sinaliza que o PP deve ficar mesmo no bloco do PT, apesar do fato novo representado pela candidatura de Cássio, que altera a correlação das forças políticas na disputa.

TORPEDO

O PMDB tem marca registrada e na minha opinião tem que fazer política de alianças para vencer as eleições de 2014. Defendo também que, na eleição deste ano, todos no PMDB sejam ouvidos.

 

Do deputado Trócolli Júnior,  defendendo que o PMDB garanta voz a todos os seus filiados nas decisões sobre as eleições deste ano.

 

 

Reunião tucana

Hoje, o número 695 da avenida Walfredo Leal, em Tambiá, vai registrar movimentação ímpar. É lá, na sede do PSDB, que os integrantes da Executiva vão se reunir, a partir das 9h30, para decidir posicionamento nas eleições.

 

Reunião tucana 2

O presidente, Ruy Carneiro, os senadores Cássio e Cícero Lucena, entre outras estrelas, vão decidir se entregam os cargos que ocupam na gestão de Ricardo Coutinho e metodologia da consulta às bases sobre candidatura própria.

 

Um cargo

O PSDB sustenta que só tem um filiado ocupando cargo no primeiro escalão do governo do PSB: o secretário Gustavo Nogueira (Planejamento), técnico que também colaborou com as administrações de Cássio Cunha Lima.

 

Posição do PEN

O deputado Ricardo Marcelo é anfitrião do Conselho Nacional Deliberativo do PEN, que se reúne, hoje, em João Pessoa, para deliberar sobre as eleições. Representantes de 10 Estados e do Distrito Federal participarão do encontro.

 

 

 

ZIGUE-ZAGUE

+ O PHS de Álvaro Neto deve responder nesta semana se vai apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho, com quem se reuniu na última quarta-feira.

+ Em abril, saem os suplentes e reassumem seis titulares na Assembleia, entre eles, Guilherme Almeida (PSC) Adriano Galdino (PSB) e Manoel Ludgério (PDT).

+ Se outros titulares não se licenciarem para abrir vagas, entre os que deixarão a Casa estão o líder Hervázio Bezerra (PSB), Iraê Lucena (PSDB) e Vital Costa (PP).

 

 

Os sem-candidato

A pouco mais de quatro meses do início da campanha e sete da eleição, 35% dos brasileiros não sabem em quem votar ou pretendem votar nulo para Presidente. Essa informação está na pesquisa Vox Populi, em parceria com a Carta Capital, divulgada ontem, e mostra que o pleito está indefinido.

A petista Dilma Rousseff é a candidata preferida dos eleitores definidos. Tem 41% das intenções de votos, contra 17% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB). Os demais candidatos juntos não atingiram 1%.

 

 

 

PONTO FINAL

O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e o prefeito Luciano Cartaxo (PT) anunciam, as 9h de hoje, a garantia dos recursos para construção de mais cinco mil moradias do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em João Pessoa.