Desastre ambiental

Quase 200 baleias morreram encalhadas na Nova Zelândia: VEJA VÍDEO

Em menos de uma semana, o número de mortes já chega aos 196

Em menos de uma semana, o número de mortes já chega aos 196

 

De acordo com o Departamento de Conservação neozelandês, 90 baleias-piloto encalharam na quinta-feira em Hanson Bay, nas remotas ilhas Chatham. Quando as equipas de salvamento chegaram ao local, 50 já tinham morrido e uma foi mais tarde abatida.

As ilhas Chatham ficam a cerca de 800 quilômetros a leste das principais ilhas da Nova Zelândia e abrigam cerca de 600 pessoas.

No último fim de semana, 145 baleias-piloto morreram na ilha Stewart, a 30 quilômetros da costa da ilha Sul. Quando os técnicos de conservação chegaram ao local, 75 já estavam mortas. As restantes foram abatidas, devido à sua condição frágil.

No último domingo dez orcas-pigmeias foram encontradas mortas em Ninety Mile Beach, na ilha Norte.

Num vídeo divulgado pelo Departamento de Conservação, Dave Lundquist, o consultor técnico sobre espécies marinhas reitera não haver evidências de que estes episódios estejam de alguma forma ligados.

“Falamos de encalhes em toda a costa da Nova Zelândia num curto período de tempo, o que naturalmente faz com que todos pensem que podem ter algo a ver uns com os outros”, disse.

O especialista lembrou que os encalhes podem ser causados pela tentativa das baleias em escaparem de predadores, devido a ferimentos ou doenças. Mas admitiu a possibilidade de haver fatores provocados pelo homem, como o ruído subaquático: “Em muitos destes casos, é provavelmente uma combinação desses fatores”.

Animais estavam encalhados em uma região remota da Ilha Stewart, na costa sul do país. Alguns ainda estavam vivos, mas como as condições de resgate eram ruins, foram submetidas a eutanásia

Metade das baleias já estavam mortas e, devido à condição das demais e sua localização, remota e de difícil acesso, as autoridades tomaram a decisão de submetê-las à eutanásia.

“Infelizmente, a probabilidade de que as baleias teriam a capacidade de reflutuar com sucesso era extremamente reduzida”, disse Ren Leppens, diretor de operações do Departamento de Conservação da Ilha Stewart.

“A localização remota, a falta de funcionários nas proximidades e a situação grave das baleias significavam que a coisa mais humana a fazer era a eutanásia”, completou.

“No entanto, sempre é uma decisão de partir o coração”.

Este foi um dos quatro encalhes descobertos no fim de semana na Nova Zelândia.

Os encalhes de baleias são relativamente comuns nas costas neozelandesas: o Departamento de Conservação atende em média 85 incidentes por ano, a maioria de apenas um exemplar do animal.

No domingo, 10 orcas encalharam em uma na praia da Ilha Norte. Duas morreram e na terça-feira as autoridades tentarão devolver as demais ao mar.

Um cachalote encontrado em Doubtless Bay morreu no sábado. Em Ohiwa, na costa oeste da Ilha Norte, uma baleia também foi localizada.

Não se sabe exatamente o que provoca o encalhe de baleias e golfinhos, mas algumas razões podem ser doenças, erros de navegação, características geográficas, um mudança repentina da maré, a perseguição de um predador e condições meteorológicas extremas.

Fonte: Estado de Minas
Créditos: Estado de Minas