Quanto cu$ta um apoio político ?

Por Rui Galdino Filho

Meus caros leitores e leitoras. Vou falar aqui neste breve comentário de um assunto bastante delicado, porém, muito oportuno para este ano de eleição: “ O PREÇO DE UM APOIO POLÍTICO ”. O quê ? Será que isso existe mesmo ? O que você acha ?

Escuto muita gente dizer que uma campanha política é muito caro, alguns até desistem de disputar, outros não disputam com medo das despesas e de comprometer o seu patrimônio pessoal e até moral. O custo Brasil é muito caro por causa dos nossos políticos. Você já imaginou quanto custa um Senador ? Um Deputado ? Um Vereador ? etc. E esse povo faz tão pouco por nós e pelo Brasil. Você ainda vota nesse povo ?

Tenho pena do nosso país, poderia está bem melhor, ou seja, poderíamos ter melhores representantes nos poderes executivo e legislativo, ocorre, que os cidadãos de bem, de boa vontade e de bons propósitos, na grande maioria deles, têm medo de participar das eleições, e isso é um grave erro, pois, retira do cenário antecipadamente pessoas que poderiam fazer diferente.

Os políticos profissionais e carreiristas são os parasitas da nossa nação. E eles fazem questão de propalar que as eleições são caras, para que só eles participem, é uma grande tática eleitoral. Eles primeiro só pensam em si e nos seus interesses pessoais, depois, eles passam todo os seus mandatos articulando uma maneira de ganhar muito dinheiro para gastar nas suas reeleições. E aí vale tudo ( emendas, convênios, lobys, reuniões a portas fechadas, almoços, jantares, empregos, acordos, etc ).

 

Quando o benefício chega para o povo, é por que muita gente já ganhou com isso. Nenhum político dá nada a ninguém de graça, infelizmente, tudo tem que ter “ o-toma-lá-dá-cá ”, e isso é a origem de toda desgraça e corrupção que assola a nação brasileira.

 

Em ano eleitoral como este, aí o bicho pega … Só se vêr políticos e cabos eleitorais andando por tudo que é canto nesse país. O eleitor em ano eleitoral tem muito valor, depois entra em liquidação e mais adiante de graça ninguém quer. Infelizmente é assim ! E o ciclo se repete a cada eleição. E o povo continua sendo um detalhe. Sim ou não ?

 

Digo povo, pois político é uma coisa e povo é outra, ou seja, no Brasil quem não for político é povo, e o povo que se elege passa a ser político. Ainda sonho em ver um político-povo e um povo politizado. Aí sim, os nossos filhos. netos e futuras gerações viverão melhor e o Brasil será menos desigual.

 

Gente ! Temos que acabar com essa triste realidade. A política não é um câncer, e SIM, é uma bela atividade, é através dela que podemos mudar a realidade das coisas e o futuro do Brasil. Ocorre, que os nossos políticos para se eleger tem que GA$TAR muito dinheiro, e depois têm que tirar tudo que gastou, ter seu lucro, ajeitar sua família e apadrinhados e arranjar mais dinheiro para a próxima eleição.

 

Quando eu escuto falar ou vejo uma reportagem dizendo que “ político-candidato tal ”, fechou um acordo com  “prefeito tal”, “vereador tal” ou “liderança qualquer tal”, me preocupa bastante. Imagine só, como deve ter sido feito esse acordo ?

 

Eu nunca ouví falar que “político tal” fechou um acordo com o povo ! Pois, não é o povo que vota ? Será que o povo vai continuar sendo massa de manobra e mercadoria desses políticos inescrupulosos  e sem vergonha ?

 

Claro que todos os políticos não são assim. Ainda acredito que temos boas pessoas na política brasileira, porém, estas boas pessoas estão em extinção. A grande maioria dos nossos representantes deveriam ser banidos definitivamente da vida pública, além disso, presos e ter seus bens confiscados.

 

A lei eleitoral e demais leis deveriam ser mais duras nesse sentido. A justiça de maneira geral deveria ser mais implacável com os “bandidos do colarinho branco”, etc. Mas, como ? Se são a maioria dos políticos que elaboram as leis. Será que eles vão fazer leis contra eles mesmos ?

 

Dizem que o Brasil está mudando lentamente, dizem que o povo começou a acordar e que o gigante adormecido vai se levantar. Espero ! Porém, essa história de mudar lentamente só benefecia os “malfeitores”, pois, a lentidão é tanta que eles conseguem se locupletarem o suficiente para atrasar gerações e gerações.

 

Na democracia só o povo poderá mudar essa triste realidade. E só muda se votar diferente. E para as mudanças serem mais rápidas, o voto não deve ser negociado e vendido a cada eleição.

O povo deveria votar no candidato “novo” e que não fosse ligado a nenhum político “velho” ( nem amigo, nem familiar ). E aí lamentavelmente os bons iriam pagar pelos ruins, porém, seria o início de um novo tempo.

 

Além disso, a lei deveria proibir a reeleição em todos os níveis, e com isso, estaria dificultando a carreira de políticos profissionais e dando uma chance a novas pessoas. Os mandatos deveriam ser de 05 anos e as eleições unificadas. A princípio seria a melhor solução a curto prazo para o Brasil e os brasileiros.

 

Chega de demagogia e tanta hipocrisia ! A eleição é cara por que o voto infelizmente ainda é vendido, os bolsões de miséria ainda existem, a grande maioria dos políticos não merecem confiança e boa parte do povo só quer votar naquele que lhe der alguma coisa ou alguma vantagem. Infelizmente essa é a nossa realidade, porém, eu tenho esperança que em 2014 essa triste realidade comece a mudar.

 

Se o boi soubesse a força que tem não deixaria se abater tão fácil, assim também é o povo, se soubesse o valor e força de seu voto, não sofreria tanto por tanto tempo. Pense nisso, desculpe a comparação, mas é necessário um alerta emblemático.

Caro eleitor, povo brasileiro, VOTE DIFERENTE, passe uma régua e retire do mapa todos os políticos atuais. Todos sem exceção, mesmo que os bons ( que são pouquíssimos ) paguem pelos ruins !

Viva um novo Brasil !!

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.