Polêmicas

Quando as instituições públicas funcionam

Aline Lins

Quando as instituições públicas funcionam, a qualidade de vida da população tende a aumentar em função da garantia de direitos comumente negados pela ganância de gestores desonestos, que transformam a coisa pública em privada por meio de desvios, superfaturamentos e pela má prestação de serviços aos habitantes dos municípios e dos Estados. A fiscalização do uso correto dos recursos públicos por essas instituições e sobretudo pelo próprio cidadão, através de denúncias, de cobranças, da participação no processo político-administrativo, garante a manutenção de serviços essenciais, especialmente para os mais carentes do poder público, na saúde, educação, segurança, infraestrutura, habitação e geração de emprego. Os políticos precisam fazer seu papel e bem representar o povo que os elegem a cada dois anos.

Dando sopa

O deputado Toinho do Sopão (PEN) usou a tribuna da ALPB, ontem, para reivindicar espaço nos veículos de comunicação para seu trabalho solidário de distribuição de sopa. Com duas mil sopas distribuídas por dia em João Pessoa, ele garante que seu sonho é acabar com a fome na Paraíba.

Aprimoramento

Está cada vez mais difícil para os fraudadores do erário. A parceria entre PF e CGU tem dado muito certo. No caso do ‘Jampa Digital’, uma das coisas que chamou a atenção dos investigadores foi a semelhança de preços nas propostas feitas pelas empresas.

Posse no IHGP

Quem tomará posse no próximo sábado, dia 18, às 17h30, como novo sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), na Cadeira nº 24, deixada vaga pelo grande Joacil de Brito Pereira, é o historiador Berilo Ramos Borba. A Cadeira tem como patrono o historiador Irineu Pinto.

Pedido negado

Em decisão do conselheiro relator José Lúcio Munhoz, o CNJ negou medida liminar solicitada pelo Sindjuf/PB objetivando anular a recondução do presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Cláusula pétrea

Em audiência ocorrida ontem no Senado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a afirmar que a redução da maioridade penal é impedida por uma das cláusulas pétreas da Constituição Federal, que prevê a inimputabilidade dos menores de 18 anos.

Para esportes

A Comissão de Orçamento da ALPB aprovou projeto de autoria do governo do Estado, autorizando a doação de um terreno, de seis hectares, para a prefeitura de Guarabira construir um centro esportivo. O relator foi Raniery Paulino.