Viralizou nas redes sociais no último fim de semana um vídeo de um grupo de dança, chamado Arraiá Pé de Serra, que misturou elementos do tradicional forró nordestino com coreografias da rede social TikTok. O caso aconteceu em Aragominas, no Tocantins, mas tem dividido a opinião em todo o país, principalmente na região Nordeste.
Trajados de vestes típicas, a quadrilha junina composta por alunos do Colégio Getúlio Vargas fez uma dança diferente com a música “Eu bem que te avisei”, do MC Delux e DJ ABDO. Os críticos apontam para uma quebra da tradicionalidade de um evento tão característico da região Nordeste.
Segundo especialistas, essa quebra faz parte do fenômeno chamado “espetacularização”, que acontece quando se retira uma característica ou identidade de determinado grupo para que outro também possa consumir esse “conteúdo”. Já quem é a favor dessa mistura defende a “modernização” das práticas.
Paraíba
Um fenômeno semelhante aconteceu na Paraíba nas últimas semanas, mais precisamente em João pessoa. Durante agenda do governador João Azevêdo (PSB) no Espaço Cultural, alunos representando uma quadrilha junina de uma escola pública estadual fez uma coreografia especial para o gestor, misturando elementos do forró junino tradicional com movimentos mais modernos.
Quem esteve presente no local percebeu aplausos tímidos por parte de alguns, demonstrando certa falta de aceitação.
Veja a coreografia registrada no Tocantins que tem dividido a opinião dos internautas:
⏯️ Festa junina com funk e dança do TikTok viraliza após críticas.
Web reclamou de “fim” de tradição sertaneja durante apresentação de quadrilha em quermesse realizada em Aragominas (TO).
Leia: https://t.co/eKYlMnJKjn pic.twitter.com/eVl4hV3Mx7
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2022
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba