Pulverização na PB reduz força de partidos

Os tradicionais partidos políticos, como PMDB, PSDB, PTB e PP, foram as legendas que mais perderam espaço nas câmaras de vereadores e prefeituras municipais da Paraíba. A partir de 2013, a posse dos eleitos traz para o Estado um novo cenário político, com a ascendência de partidos novos, como PSD, PPL e PSL, e de alguns dos chamados ‘nanicos’, que têm pouca ou nenhuma representatividade na Câmara Federal, que mesmo de maneira tímida não tiveram redução nos seus quadros.

Para o radialista e analista político Gutemberg Cardoso, que compõe a equipe de rádio da Rede Paraíba de Comunicação, a pulverização de forças deverá ter repercussão nas alianças políticas para as eleições em 2014. “Há uma melhor distribuição do poder político com a chegada de novos partidos, que ganharam musculatura no Estado”, disse.

Um dos mais tradicionais partidos constituídos na Paraíba, o PMDB vem perdendo força em grandes redutos eleitorais, a cada eleição, mas ainda foi o primeiro colocado quantitativamente em número de vereadores e prefeitos eleitos pela legenda. O PMDB, nas eleições deste ano, conseguiu se manter com 59 prefeituras.

Embora sofrendo algumas derrotas, o partido obteve vitória em redutos eleitorais grandes como Cabedelo e Sousa.

Apesar das perdas, inclusive com a derrota em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, o presidente estadual do PMDB, Antônio de Souza, avalia 2012 positivamente. “O resultado foi muito positivo para o PMDB porque mantém a hegemonia que o partido tem e que vem se consolidando”.

O PTB também teve baixas no número de vereadores e prefeitos eleitos para 2013 em relação ao pleito anterior. Se na eleição de 2008 o partido tinha alcançado 23 prefeituras, nas eleições deste ano o PTB saiu vitorioso em 12 das quais disputou. Na avaliação do presidente estadual do PTB, deputado Armando Abílio, o surgimento de novas legendas, como o PSD, impactou o rendimento de partidos mais tradicionais, como o PTB. “Com a entrada do PSD, os partidos diminuíram a sua participação. O PSD ocupou não só uma fatia do PTB como de outros partidos.

Dentro do programado pelo nosso grupo, nosso saldo foi positivo”, avaliou. Mas destacou que o PTB se mantém com força em áreas estratégicas: “Ganhamos a prefeitura de Itaporanga e Catolé do Rocha”.