"PTB tem soluções para problemas do Estado"

foto

Nonato Guedes

O ex-senador Wilson Santiago, presidente do diretório regional do PTB, revelou-se empolgado com o saldo do Encontro promovido pelos trabalhistas no último sábado, no plenário da Câmara Municipal de Itaporanga, congregando outras lideranças políticas do Vale do Piancó. Na sua avaliação, ficou demonstrado que o Partido Trabalhista é sensível aos problemas que afetam a conjuntura paraibana e possui alternativas para oferecer ao debate com a sociedade e com as autoridades. No Encontro regional foi discutido o “Plano Paraíba de Desenvolvimento – em sintonia com as lutas sociais”, abordando aspectos sócio-econômico-político-cultural e propondo um novo modelo de gestão pública através da intensificação do processo de parcerias governamentais.

Recepcionado por um número expressivo de políticos e populares, sob o comando do prefeito Audiberg Alves, dirigente municipal do PTB, Wilson Santiago elencou os compromissos da agremiação com o equacionamento de demandas que, segundo ele, estão acumuladas há tempos. O prefeito Audiberg Alves, em seu discurso, apresentou indicadores sociais e econômicos e observou que a construção do Plano Paraíba vem sendo feita mediante pesquisas de opinião pública. Houve o consenso de que as dificuldades não afetam apenas os setores produtivos do Vale do Piancó, mas também a prestação de serviços públicos e a assistência social nas áreas de saúde, educação e, sobretudo, segurança pública.

No que diz respeito às carências educacionais, o ex-senador pediu que o deputado federal Wilson Filho (ainda no PMDB) se articule junto aos integrantes da bancada paraibana na Câmara para tornar possíveis as metas estabelecidas, de forma a contemplar indistintamente todas as regiões da Paraíba. Wilson Filho, ao se pronunciar na tribuna, se comprometeu a envidar todos os esforços possíveis em Brasília, oferecendo a colaboração do seu mandato aos projetos que estão em pauta. Caravanas de políticos de várias cidades do Vale do Piancó estiveram prestigiando o evento petebista. A direção da legenda aproveitou a oportunidade para intensificar contatos com vistas a conseguir filiações, dentro da estratégia de fortalecimento da legenda para a disputa das eleições do próximo ano.

O presidente Wilson Santiago não chegou a entrar em detalhes sobre a formação de chapa majoritária para o pleito de 2014, reiterando, contudo, que a legenda, pela sua tradição e pelo peso que passa a reconquistar no cenário político paraibano, terá espaços assegurados para defender suas bandeiras focadas no desenvolvimento, em especial das cidades interioranas, que a seu ver ainda carecem de apoio mais efetivo do poder público e de investimentos por parte de grupos da iniciativa privada. Wilson justificou que sua filiação ao PTB, conquanto derivada de problemas de convivência no PMDB, sinalizou o seu alinhamento com as propostas que a agremiação defende, inclusive, no plano nacional e que guardam afinidade com o conteúdo de algumas das manifestações populares que têm sido deflagradas em capitais e cidades.

O nome de Wilson Santiago é cotado para concorrer a um cargo majoritário, quer ao de governador, quer ao de senador. Ele chegou a ocupar por onze meses o mandato de senador, no período do impasse constitucional sobre a posse de Cássio Cunha Lima (PSDB), que havia sido alcançado pelos efeitos da Lei Ficha Limpa. Nos bastidores, Santiago articula entendimentos com outros partidos. Ele deixou claro que o PTB está aberto a composições e que no momento oportuno detonará o processo de consultas. Ao mesmo tempo, ressalta a necessidade do partido investir na eleição de bancadas fortes à Assembléia Legislativa e Câmara Federal. “Não tenho dúvidas de que o PTB vai se credenciar como alternativa concreta de poder na conjuntura paraibana”, salientou o dirigente.