PTB oficializa na quarta-feira apoio a Maranhão

O presidente estadual do PTB na Paraíba, Armando Abílio, disse ontem que o partido só vai oficializar na próxima quarta-feira o apoio ao pré-candidato do PMDB, José Maranhão. O presidente municipal do PTB, vereador Tavinho Santos (PTB), negou, ontem, que o apoio à candidatura do peemedebista à Prefeitura de João Pessoa esteja oficializado. “Somente na quarta-feira à tarde é que vamos reunir o diretório municipal e estadual com o objetivo de oficializar a aliança, mas é claro que há uma tendência quase que total de ser o PMDB”, afirmou.

Armando Abílio (PTB), que havia confirmado a aliança na última quinta-feira, voltou atrás e disse que ainda não tem nada garantido. “Só será oficializado o apoio a Maranhão com o anúncio colegiado na próxima quarta, com os membros da nacional, estadual e municipal do partido. Por enquanto não tem nada oficial”, disse.

Tavinho Santos disse que Armando Abílio recebeu uma orientação da Executiva Nacional do PTB para que o partido aceitasse a vaga de deputado federal de Benjamim Maranhão – oferecida por ele, que é presidente municipal do PMDB – em troca de apoio à candidatura de José Maranhão. “O PTB foi muito penalizado em 2010. Não elegemos nenhum deputado federal, nem estadual. Não conseguimos nenhum cargo. A nacional está tentando se fortalecer numa aliança em nível nacional com o PMDB, inclusive há uma perspectiva de um bloco partidário com o PSC, em Brasília”, disse.

Apesar da aproximação do PTB-PMDB-PSC, em Brasília, o presidente municipal do PSC, Rômulo Soares (PSC), garantiu que não há essa possibilidade em João Pessoa. “Aqui teremos candidatura própria e temos total autonomia concedida pela executiva nacional. A probabilidade maior é haver uma união dos partidos pequenos. Estamos analisando uma grande aliança”, afirmou.

Para Tavinho, outro aspecto positivo para definir a escolha pelo PMDB são as vantagens da aliança para eleger vereadores e garantir tempo no guia eleitoral. “No aspecto da proporcional, para o PTB, é muito mais salutar”, disse. Mas Tavinho pontuou que outra possibilidade seria indicar o vice.

“Vai depender do número de partidos que farão parte da aliança.

Aquele nome que agregar mais valor à chapa majoritária será indicado a vice. Não resta dúvida que meu nome é forte, mas por enquanto sou candidato a vereador. Se os partidos entenderem que eu sou o nome ideal, partirei para esse novo desafio”.

Do Blog com JP Online