O candidato ao governo da Paraíba pelo PSTU, Antonio Radical não participará do debate realizado pela TV Cabo Branco na noite desta terça-feira, 40, e emitiu uma nota reclamando da situação.
O texto diz que “a Globo tem medo do PSTU” e fala da campanha realizada nas mídias sociais pedindo a presença do postulante nos debates e afirma que o apelo surtiu efeito em outras emissoras.
Apesar da mobilização, a afiliada da Rede Globo de Tevelisão não teria revisto a sua participação no debate sob a alegação de que o PSTU não tem representação no congresso nacional.
Leia a nota na íntegra:
Por que a Globo tem medo do PSTU
Nesta terça-feira 30 de Setembro acontece o debate entre alguns candidatos ao governo do estado da Paraíba, promovido pela Rede Globo. Ao longo desses meses de campanha ficou notória a política da Rede Globo em relação a democracia, e a exclusão de nossas candidaturas, nacional e estadual, em suas entrevistas e dando espaço diferenciado para alguns candidatos, isso reflete uma postura histórica da Globo que surgiu na ditadura e não sabe lidar com processos democráticos, beneficiando as candidaturas dos ricos e poderosos.
A Globo, assim como outros sistemas de comunicação, se apega a brechas na legislação para nos excluir, mas aqui na Paraíba a exclusão não se justifica apenas pela brecha eleitoral.
Desde o início do processo eleitoral 2014 demos início a campanha, #QueroRadicalnosDebates, esta campanha ganhou foça nas redes sociais onde milhares de pessoas compartilharam e curtiram, até os principais candidatos apoiaram a nossa campanha e todos assinaram o documento reivindicando a nossa presença em todos os debates.
Esta campanha surtiu efeito, a Arapuan que havia nos excluído do debate na TV, nos convidou para o debate na Rádio, o sistema Correio também cedeu a pressão democrática e nos incluiu em seus debates, mas a “toda poderosa” Globo não.
Em muitos momentos justificam nossa exclusão, baseando-se nas pesquisas eleitorais, apesar das pesquisas não merecerem muita credibilidade, em todos os cenários nós apontamos em quinto lugar e empatados tecnicamente com o quarto e o terceiro colocados. Como justificar a presença de todo e a exclusão apenas de Radical?
A reposta é simples, a Globo e suas afiliadas na Paraíba temem um governo dos trabalhadores, tremem de pensar na possibilidade de um governo contra o patrões.
Só em um governo dos trabalhadores é que teremos uma democracia plena. Por isso conclamamos a todos e todas a construírem uma Paraíba para os trabalhadores no dia 05 de Outubro darem uma resposta aos patrões e a Globo, votando nas candidaturas do PSTU.
Polêmica Paraíba