PSDB fecha com Santiago; o caso Cícero

 Por Walter Santos

Pode ser que, por algum fator inesperado, as coisas tomem novo rumo mas, a dados deste fim-de-semana, o ex-senador Wilson Santiago será o companheiro de Cássio Cunha Lima na composição do Senado Federal. Para compensar, sabendo da existência do interesse do atual senador Cicero Lucena de buscar a reeleição, o PSDB insistirá em lhe garantir meios de ser candidato na Câmara Federal.

Antes de chegar ao componente especial de Cicero, certamente se faz indispensável dizer que falta alguma coisa (pequena, por sinal) para o arremate do processo via Santiago, até porque tem a pressão para Wilson Filho abrir mão do mandato, mas todos os detalhes saem muito em breve.

Wilson Santiago tem sido abrigado pela condição de dispor de 46 prefeituras apoiando seu esquema, entre atuais e ex-prefeitos, além disso tem o tempo de radio e TV do PTB, importante nesta fase do processo e, sobretudo, ter recuado de ficar com o governador – o que se apresenta como perda dobrada para o chefe do executivo.

O DIFICIL CASO CICERO LUCENA

Quer ver um sujeito indignado com a realidade política que vive, esta de ser preterido de ser candidato à reeleição no Senado, este é Cicero Lucena, sempre defensor da candidatura de Cássio e inimigo de Ricardo Coutinho.

Mas, os dados que a cúpula tucana dispõe é desagradável para Cicero porque há uma forte rejeição ao seu nome, mesmo se posicionando com 15% da preferência.

Os tucanos da Paraiba e Brasilia/Minas querem assegurar uma estrutura para ele ser candidato a deputado federal, mas ele não aceita – em parte pelo fator vaidade, que não pesa em política.

Em tempo: o PSDB vai lembrar a Cicero que o então presidente nacional do partido, Sergio Guerra, então senador, foi convidado a disputar a Câmara Federal porque ele corria sérios riscos de não se reeleger. Aceitou a tese e morreu deputado federal.

AGUINALDO NA EUROPA

O deputado federal Aguinaldo Veloso, ex-Ministro das Cidades, resolveu recompor as energias bem distante das negociações avançadas nas quais ele estava cotado para disputar a vaga de Senado com Cássio. Está perdendo o espaço para Santiago.

O lider do PP resolveu para os próximos dias na Europa, em Paris mais exatamente.