PSB remove os filtros

Arimatea Souza

Vaga cativa
O ex-governador José Maranhão, presidente do PMDB no Estado, considerou que a discussão para a formação de chapa visando o pleito de 2014 “ainda é muito cedo para ser feita”.
JM adiantou que o PMDB é o “partido mais poderoso” no Estado, razão pela qual “é quem indica o cabeça-de-chapa”, ou seja, o candidato a governador.
Desconhece
Zé afirmou que desconhecia qualquer insatisfação oriunda do ex-senador Wilson Santiago, assim como não tomou conhecimento da possibilidade de ele vir a trocar de partido até outubro próximo.

Divisão
JM recordou que “foi feito um acordo com todas as lideranças” do PMDB para a composição do novo diretório estadual, “e todos foram contemplados, inclusive Santiago”.

Seguidores
Alguns prefeitos correligionários de Santiago comentaram que ele efetivamente avalia a hipótese de deixar o PMDB, e que se essa opção avançar a saída será “em bloco”.

A volta de quem… 
O deputado João Gonçalves anunciou ontem que vai procurar o deputado-presidente Ricardo Marcelo para discutir a sua situação no PEN.
João está revoltado com o fechamento de questão na bancada para a votação de alguns projetos na Assembleia Legislativa.

… Não saiu
Na verdade, o entendimento nos meios políticos é de que João nunca deixou pra valer a base governista, mas caminha para ‘oficializar’ o seu retorno.

Espera
Comedido, o líder do Governo na AL, Hervázio Bezerra, comentou que João “ainda não definiu a sua situação”.

Perfilado
“Eu nunca deixei a base do governo”, admitiu posteriormente em entrevista, ontem, o próprio Gonçalves.

Refratários
Exatamente 18 tribunais no País, entre os quais o Tribunal de Justiça da Paraíba, estão retardando a colocação em prática da ‘Lei da Ficha Limpa’ no âmbito do Poder Judiciário.

Pouco tempo
O prazo dado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, é de 30 dias para que haja a comprovação do recadastramento de todos os servidores e a exoneração de quem estiver irregular perante essa legislação.

Da boca de…
“… Os servidores municipais campinenses saíram de uma gestão desgastada e começam 2013 de uma forma muito ruim…” (Napoleão Maracajá, presidente do Sintab).
Recomendação 
Conselho do ministro das Cidades, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), para os novos prefeitos de 180 cidades paraibanas que estão impedidos de obter recursos federais devido à negativação dos municípios no CAUC (Cadastro Único de Convênios) da Secretaria do Tesouro Nacional: procurem a Caixa Econômica Federal e depois busquem medidas (liminares) judiciais.

Mediação
O deputado Luiz Couto conversou ontem, em Brasília, no seu gabinete, com o secretário-geral do PT Nacional, Elói Pietá.
Na pauta, a incômoda situação do petista na base partidária na Paraíba.

A caminho
Em entrevista dada ontem na Rádio Paraíba FM, o superintendente do Detran na Paraíba, delegado Rodrigo Carvalho, anunciou para breve uma reforma administrativa na estrutura do órgão, com a extinção de alguns cargos e criação de outros.

Cotado
Alguns dos principais jornais do País cogitam a possibilidade de o senador Vital Filho (PMDB) ocupar a 2ª vice-presidência do Senado a partir de fevereiro.

Na Quaresma
A direção do PSB vai se reunir após o carnaval para apreciar o processo que pede a expulsão do vereador dissidente ´Bira´ Pereira, atual líder do governo Luciano Cartaxo (PT) no Legislativo pessoense.

Migração
Nos bastidores governistas em Campina é crescentemente comentada a iminente filiação de Moaci Rodrigues – irmão do prefeito Romero Rodrigues e recém nomeado para dirigir a AESA – no Partido Progressista, comandado pelo ex-prefeito Enivaldo Ribeiro.

´Censo´
A Coluna questionou ontem sobre os novos prefeitos que estariam deixando núcleos oposicionistas e se aproximando da base política do governador Ricardo Coutinho.

Balanço
A informação precisa veio da boca do presidente em exercício do PSB/PB, Edvaldo Rosas: 15 prefeitos aderiram ultimamente a RC e outros 35 estão evoluindo nas conversações.

O detalhe
O PSB contabiliza que no ano passado foram eleitos no Estado 138 prefeitos aliados.


Leque cabe até senador

Rosas destacou que Ricardo deseja ampliar o seu bloco suprapartidário o máximo possível, nos moldes do que têm feito o ex-presidente Lula e o governador pernambucano Eduardo Campos.
Nessa caça aos apoios, os socialistas não descartam sequer a incorporação do senador Cícero Lucena à opção que a maioria dos tucanos fez em 2010.
Para tanto, apostam na interlocução com o senador Cássio e o presidente do PSDB/PB, deputado Ruy Carneiro.

O protocolo do Fórum Afonso Campos, em Campina, tem trabalhado muito…