PSB inaugura hoje nova sede


Após uma reunião na noite desta terça-feira (11) entre os dirigentes do PSB da Capital, ficou confirmada para esta quarta-feira (12), a inauguração da nova sede do partido aqui em João Pessoa. A nova sede socialista passará a funcionar na Rua Afonso Campos, 191, Centro – por trás do antigo Jornal O Norte, onde também irá abrigar o Diretório Estadual da legenda.

A inauguração será a partir das 18h, e contará com a presença de várias autoridades entre elas, o governador Ricardo Coutinho, o presidente do partido em João Pessoa – Ronaldo Barbosa, o presidente da executiva estadual – Edvaldo Rosas, vários prefeitos do PSB, deputados e vereadores, além de dezenas de filiados.

Ronaldo Barbosa revelou que o PSB aproveitará a inauguração da nova sede para comemorar antecipadamente os festejo juninos do partido. “Venha festejar conosco. Vai ter canjica, milho, pamonha, forró e muita animação”, destacou o presidente.

Cássio apresenta, no Senado, voto de pesar pela morte de Júlio Rafael

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou, nesta terça-feira, 11 de junho, requerimento de voto de pesar em razão do falecimento, em São Paulo, do ex-vereador de João Pessoa e superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael Jardelino da Costa.

Cássio ressaltou que, “fundador do PT na Paraíba, Júlio Rafael sempre foi muito respeitado por sua atuação como homem público; economista de profissão, também foi vereador em João Pessoa, diretor da Sudene, gerente da Adene (Agência de Desenvolvimento do Nordeste) e superintendente do Sebrae-PB por três mandatos”.

Em plenário, o tucano exaltou as qualidades de Júlio: “Irreverente, inteligente, decente, crítico, probo, extraordinário homem público. O Brasil perdeu alguém que dignificou a política” – disse. Pelo Twitter, Cássio sintetizou a dor com o ‘grito de guerra’ de Juca: “Camarada Júlio, qualquer que seja o plano, a luta continua!”.

35 mil casas serão construídas na PB

A meta do governo do Estado é reduzir em um terço o déficit habitacional na Paraíba, construindo 40 mil imóveis no período de 2011 a 2014. A afirmação é da diretora presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emilia Correia Lima. Ela informa que de 2011 aos dias atuais já foram entregues cinco mil casas, e outras 35 mil devem ser construídas até 2014, das quais 11 mil estão em andamento, 11 mil estão em processo de licitação e mais 13 mil devem ser contratados até o final do próximo ano.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a Paraíba tem um déficit de 124.851 domicílios. O indicador é o terceiro menor da região Nordeste. A presidente da Cehap argumenta que os dados já estavam próximos aos números oficiais. “Trabalhávamos com um déficit em torno de 120 mil casas”, afirma. Acrescentando que houve redução significativa do déficit em João Pessoa. Segundo o Ipea, a carência na capital paraibana ainda é de 20.939 moradias.

TRT-PB acaba com meio expediente

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba aprovou uma Resolução Administrativa acabando com o meio expediente no órgão. A partir do dia 1° de julho o Tribunal passa a funcionar das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. A mudança ocorre após o corregedor geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, ter apontado o problema da redução do horário durante uma correição realizada em maio.

O TRT vinha funcionando na segunda-feira apenas a partir das 10h e nas sextas encerrava seu expediente às 14h. De acordo com a resolução administrativa aprovada, esse horário diferenciado acontecia em função da necessidade de contenção de gastos com energia elétrica. Ainda segundo o documento, essa economia não é mais necessária.

Projeto cria programa para fortalecer o papel da mulher na política

A deputada Daniella Ribeiro (PP) apresentou nesta terça, 11, um projeto de lei que institui o programa estadual “Mulher na Política”, com a finalidade de incentivar a participação feminina na atividade política. A ideia, segundo a parlamentar, é mudar a realidade da Paraíba, que hoje ainda tem uma das menores ocupações de mulheres nos espaços de poder e na política.

“Se é uma realidade a introdução de cotas de participação das mulheres nas eleições, outras ações afirmativas são necessárias e estamos propondo um programa que tenha o perfil de criar oportunidades para as mulheres”, comentou Daniella Ribeiro.

Este programa terá o papel de conscientizar as mulheres sobre a importância de sua participação na política; elaborar e distribuir material informativo sobre os meios de participação na atividade política, os procedimentos para filiação em partido político e demais informações essenciais a respeito do tema; incentivar as mulheres filiadas a partido político a concorrerem a cargos eletivos e incentivar às demais a filiar-se a partido político com o qual tenham afinidade ideológica e viabilizar a realização de palestras, seminários e cursos sobre capacitação e participação das mulheres na política.