PROS é o partido com mais candidatos na Paraíba

 

Pros_Encontro_JP_2

O Pros é o partido que mais registrou pedidos de candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para as eleições deste ano conforme levantamento feito pelo Sistema Correio junto ao DivulgaCand, programa da Justiça Eleitoral. Dos 534 pedidos, 39 vieram da legenda comandada no Estado pelo deputado federal e candidato ao Governo, major Fábio. O Solidariedade, legenda criada no ano passado, é a que menos tem candidatos, apenas dois, uma na disputa pela ALPB e uma para a Câmara Federal.

Conforme aquela máxima ‘Quem não é visto não é lembrado’, muitos partidos apostaram nas candidaturas do maior número possível de postulantes não apenas com a perspectiva de vencer as eleições, mas também como estratégia de fortalecer os nomes para as novas disputas municipais de 2016. Mas partidos que estão em praticamente todos os municípios do Estado optaram por apresentar apenas os nomes considerados mais competitivos, com perspectivas reais de vitória.

É o caso do PMDB, legenda com maior capilaridade no Estado, que está apenas na quinta colocação. Curioso é que a legenda compõe uma chapa majoritária inteiramente ‘puro-sangue’, desde a vaga de governador, com Vital do Rêgo, até a 2ª suplência de senador.

A mesma situação se repete com outros dois partidos que têm candidato a governador. O primeiro colocado entre os partidos com mais candidatos, o Pros, tem na chapa majoritária candidatos a governador, vice-governador, senador e 1º e 2º suplente de senador. O terceiro partido na mesma situação é o Psol, que tem como candidato a governador, Tárcio Teixeira.

O segundo partido no número de candidatos é o PT do B, com quatro candidatos a deputado federal e 32 para deputado estadua. Na terceira colocação está o PSDB, um dos partidos mais tradicionais em disputas no Estado, com 33 candidatos, dos quais, três estão na majoritária com o candidato a governador, Cássio Cunha Lima, o vice-governador e o 2º suplente de Senador.

Na quarta colocação estão quatro partidos, cada um, de 28 candidatos. São eles: PMN, Psol, PSB e PT. No caso do PMN, todos os nomes estão nas proporcionais, com seis candidatos a deputado federal. O PSB, que tem o candidato a reeleição, Ricardo Coutinho, distribuiu os seus demais candidatos também na proporcional, com seis para a Câmara Federal e 21 para a ALPB. Já o PT tem candidato a Senado e os dois suplentes, além de nove para deputado federal e 16 para estadual.

Correio da Paraíba