deslize

Propaganda de Bolsonaro erra ao citar matéria jornalística sobre imóveis

O material do chefe do Executivo espalha informações erradas

A campanha do presidente, Jair Bolsonaro (PL), fez um vídeo no qual acusa um site de notícias de ter publicado informações mentirosas em uma reportagem sobre imóveis dele e de sua família. Mas o material do chefe do Executivo espalha informações erradas.

A reportagem é da UOL e fala sobre 107 imóveis que foram comprados por Bolsonaro, os 3 filhos mais velhos dele, a mãe do presidente, 5 irmãos dele e duas ex-esposas. Desses 107 imóveis, 51 foram comprados com dinheiro vivo. O vídeo divulgado por Bolsonaro afirma que o site publicou que todos os 107 imóveis pertencem a Bolsonaro, mas isso é mentira.

Segundo informações divulgadas pelo site, foi consultado documentos e entrevistados vendedores de imóveis, que admitiram que receberam pagamento em dinheiro vivo. O vídeo de Bolsonaro diz que o UOLse baseou apenas no termo “moeda corrente” para fazer a denúncia, mas isso é mentira. Além da apuração direta com os vendedores, foi verificado que alguns documentos possuem o termo “moeda contada” e “pagamento em espécie”.

A reportagem é fruto de uma investigação de 7 meses, período no qual foram consultados documentos de 16 municípios diferentes. Jornalistas percorreram 12 cidades para entrevistar vendedores, checar endereços e consultar processos judiciais. Antes de publicar a reportagem, procurou o presidente Jair Bolsonaro e os três filhos mais velhos, para que pudessem comentar o assunto. Mas eles não quiseram se manifestar.

Fonte: Polêmica PB com informações da UOL
Créditos: Polêmica PB com informações da UOL