O promotor da zona eleitoral de Ermelino Matarazzo (zona leste de São Paulo) Márcio José Lauria Filho afirmou que vai requerer à Polícia Federal a abertura de um inquérito para apurar quem são os responsáveis pela suposta prática de crime eleitoral por meio de fraudes na lista de apoio para criação do PSD, nova legenda comandada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
Uma perícia apontou que assinaturas falsas na lista para criação do novo partido. Em uma das fichas, de 10 assinaturas coletadas, 5 foram feitas pela mesma pessoa. No documento do Rio, há assinatura atribuída a um eleitor que morreu.
“Os indícios são de que houve fraude feia. Poderá ocorrer o enquadramento no crime de inserção de dados falsos em documento destinado à Justiça Eleitoral”, disse o promotor.
Para Lauria, a descoberta das irregularidades poderá ter desdobramento na criação do PSD. “Como é que se dará o registro a uma entidade que já começa com fraudes?”, disse.
Porém, a adoção de medidas para barrar a criação do partido só poderiam ser adotadas pelas instâncias superiores do Ministério Público, segundo o promotor.