O promotor de Saúde João Geraldo Barbosa, deu entrada, na tarde desta quinta-feira (5), com uma ação civil pública contra o governador Ricardo Coutinho (PSB) na Justiça. O processo pede que o gestor estadual corrija as irregularidades que foram encontradas durante inspeção no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Ele pede também que o governador providencie a transferência dos pacientes, que estão internados fora de leitos na unidade, para outros hospitais da rede pública.
“Essa é a primeira de uma série de ações que estão por vir, pois é necessário estar munido de vários documentos para esse tipo de processo, como por exemplo relatórios técnicos que comprovem a situação caótica instalada nos hospitais”, disse João Geraldo.
Na ação João Geraldo solicita também que caso não seja possível a transferência dos pacientes para outros hospitais públicos, o Governo deve mandá-los para uma unidade privada e se responsabilizar pelo custeio das despesas.
A ação movida pelo promotor de Saúde foi distribuída para a Segunda Vara da Fazenda Pública de João Pessoa. No processo ele pede que a justiça se pronuncie imediatamente sobre o caso, através da emissão de uma liminar.